Neoparts

Parquet e laminado

LIMPEZA DE PARQUET E LAMINADO

Seja na sala de estar ou no quarto, na sala de jantar ou no corredor, os pavimentos de madeira em parquet ou laminado criam uma atmosfera caseira e são muito fáceis de limpar quando comparados com pavimentos têxteis. É importante prestar atenção durante a limpeza e o cuidado e saber como se livrar de marcas desagradáveis sem danificar o piso caro. Aqui estão algumas dicas principais para manter o seu piso de madeira bonito.

O que deve prestar atenção ao limpá-los?

Quando se fala de pisos de madeira, há uma distinção entre parquet, assoalho e laminado. O parquet e o assoalho são feitos exclusivamente de madeira, enquanto o laminado, por outro lado, é feito de uma mistura de materiais com papelão. Embora esses tipos de revestimento sejam bastante semelhantes, eles possuem propriedades muito específicas:

Madeira e soalho

Com ambos os tipos de pavimento de madeira, o tratamento da superfície é crucial: podem ser encerados, oleados ou envernizados. O parquet encerado é tratado com cera, resultando num acabamento fosco a brilhante. O parquet oleado é tratado com óleo, o que ajuda a proteger melhor as juntas largas contra a humidade. O parquet envernizado reduz a penetração de humidade e sujidade, mas ainda assim, a água pode penetrar nas juntas e riscar a madeira. Por conseguinte, o parquet é sensível à humidade. Isso significa que, durante a limpeza, é importante garantir que o mínimo de humidade possível permaneça no chão. Isso é conhecido como limpeza húmida. Além disso, os pavimentos de madeira podem inchar ou encolher dependendo da humidade.

Laminado

O pavimento laminado é geralmente instalado com efeito de madeira, mas também pode estar disponível com efeito de ladrilho ou pedra. É composto por uma camada de base de papelão, uma camada decorativa e uma camada superior transparente de resina de melamina, conhecida como sobreposição. A superfície é resistente a arranhões e fácil de limpar. No entanto, as bordas são geralmente sensíveis à umidade, especialmente se o laminado for instalado incorretamente. Por isso, este tipo de pavimento deve ser limpo apenas com umidade, tal como o parquet, ou seja, com o mínimo de umidade possível.

Limpeza a seco com aspirador de pó e espanador

Antes da limpeza húmida, a poeira e a sujidade solta, como pêlos de animais, devem ser removidas do parquet e do laminado usando um aspirador de pó, uma vassoura ou um espanador. Caso contrário, a água de enxágue mistura-se com a sujidade, o que causa riscos ou até mesmo arranhões finos no piso ao enxugá-lo.

Ao aspirar pavimentos de madeira, é importante usar o bico correto. Muitos aspiradores têm um bocal especial para pisos duros ou um bocal adicional para parquet. Estes são geralmente equipados com uma pequena coroa de escova feita de cabelo natural, que protege os delicados pavimentos de madeira contra arranhões.

Pode então iniciar a limpeza húmida – seja da forma tradicional com o esfregão, um pano de microfibra ou com um produto de limpeza para pavimentos. Ao trabalhar com um esfregão ou pano de microfibra, é importante torcê-lo bem antes de limpar o chão, para que apenas um pouco de umidade fique no chão de madeira e este seque em alguns minutos. Na hora de escolher um tecido para a limpeza, é preferível usar microfibra: estas fibras têm uma ação mecânica reforçada e retêm a sujeira, mesmo sem o uso de detergente. Com parquet oleado ou encerado, pode-se usar camurça ou panos de viscose ou algodão para proteger as superfícies limpas.

Limpeza húmida com limpadores de chão

Correto, devido à sensibilidade à humidade do parquet e do laminado, é importante utilizar a quantidade mínima de água possível durante a limpeza para evitar danos permanentes no piso. Para uma limpeza suave e úmida, são recomendados produtos de limpeza específicos para pavimentos, que deixam uma umidade residual mínima e secam em poucos minutos. Isso elimina a necessidade de enxaguar e torcer o esfregão manualmente, tornando a tarefa de limpeza mais fácil e eficiente.

Antes de limpar o chão com um limpador de chão, é importante remover a poeira e a sujeira mais grossa dos pisos de madeira. Se o modelo de limpador de chão também tiver função de sucção, não é necessário fazer uma limpeza prévia do piso com o aspirador de pó.

Pode então iniciar a limpeza húmida. A melhor forma de limpar é adicionar um detergente para pavimentos de madeira à água limpa. Durante a limpeza, o limpador de chão deve ser movido lentamente para frente e para trás em movimentos sobrepostos. Isso garante que o piso seja limpo uniformemente e sem riscos. A superfície de madeira geralmente seca em dois minutos. Se ainda houver áreas úmidas visíveis após esse tempo, é recomendável secar manualmente com um pano macio.

Dicas para trabalhar com limpadores de chão

  • É preferível trabalhar de trás para frente em direção à porta, para evitar pisar em áreas já limpas antes que sequem.
  • Se houver resíduos de detergente antigo, isso pode afetar o resultado. Ao usar o limpador de pisos pela primeira vez, pode ser necessário limpar o piso sem detergente para que todos os resíduos de detergente sejam completamente removidos.
  • Ao mudar para outras superfícies, como de laminado ou parquet para azulejos, é necessário enxaguar bem os rolos ou até substituí-los por um segundo conjunto de rolos.
  • Não gaste muito tempo limpando uma área para que o piso não fique excessivamente molhado.
  • No caso de pisos de madeira oleados ou encerados, é importante evitar passar muito tempo em uma área, pois isso pode remover o óleo ou a cera da madeira.
  • Pisos delicados, como pisos de cortiça não tratados, devem ser testados quanto à resistência à água em uma área discreta.

Limpeza de parquet e laminado com o limpador a vapor

Os pisos de parquet e laminados também podem ser limpos com um limpador a vapor. Para fazer isso, use o bocal para o chão com um pano de limpeza de microfibra e mova rapidamente para frente e para trás com jatos curtos de vapor. É importante usar apenas a quantidade de vapor necessária para soltar a sujeira e não manter o bocal sobre uma área por muito tempo para evitar a formação de poças no piso de madeira. Se o fluxo de vapor puder ser regulado no dispositivo, selecione a configuração de vapor mais baixa. Em geral, os pisos de madeira só devem ser limpos com vapor se tiverem sido instalados corretamente e não houver umidade nas juntas e bordas desprotegidas. Caso contrário, há o risco de o piso inchar.

Tudo se resume ao detergente

Para assegurar que o chão de madeira não apenas esteja limpo, mas também bem preservado, é necessário utilizar um detergente que contenha um componente de manutenção adicional ao componente de limpeza para a limpeza. O equipamento adequado para um piso de madeira específico depende de como a superfície do piso de madeira foi tratada:

Soalhos de madeira envernizados: Um produto de limpeza com proteção contra umidade é ideal para uma limpeza cuidadosa e suave, refrescando e cuidando de pisos de madeira envernizados (parquet, cortiça e laminado). Ele tem um efeito de impregnação, então o revestimento do piso absorve menos humidade. A madeira é, portanto, protegida não apenas contra o inchaço, mas também contra novas sujeiras.

Soalhos de madeira oleados/encerados:Um produto de limpeza com um componente especial de manutenção, que deixa um brilho semibrilhante sem riscos e também protege o piso da umidade, é perfeito para a limpeza e manutenção de pisos de madeira oleados ou encerados. No entanto, nesse caso, as instruções de dosagem devem ser observadas, pois, com o uso frequente de agentes de cuidado, pode-se formar uma camada pegajosa na madeira que retém a poeira. Detergentes alcalinos, como limpadores multiuso, não devem ser usados em pisos de madeira oleados ou encerados, pois removem muito agente de cuidado da madeira.

Se ainda houver riscos no chão depois de limpá-lo, você pode ter usado muito detergente. As áreas que são usadas com menos frequência ficam cinza primeiro porque uma camada protetora excessivamente espessa se liga à poeira aqui. Essas áreas devem ser limpas primeiro e apenas com água. Em seguida, use o cuidado de limpeza para limpar as áreas que são usadas com mais frequência.

Dica: Se não tem a certeza sobre qual detergente é adequado para o seu piso, recomendamos que o teste numa área discreta. Informações adicionais sobre limpeza e manutenção do respectivo revestimento do piso estão geralmente incluídas nas instruções de limpeza e manutenção fornecidas pelo fabricante do revestimento do piso.

SOS: Remoção de manchas de parquet e laminado

As manchas em pisos de madeira podem ser categorizadas em duas: manchas superficiais e manchas que penetraram na madeira.

Quando líquidos como vinho tinto ou sumo são derramados no chão, devem ser absorvidos com um pano absorvente imediatamente. Manchas superficiais, como resíduos de alimentos ou marcas de sapatos, geralmente podem ser facilmente removidas com um pano de microfibra levemente húmido.

Perante manchas persistentes, a área afetada pode ser tratada com um limpador universal. Alternativamente, além dos limpadores universais, podem ser usados remédios caseiros como água com detergente, sabão neutro ou um pouco de amaciante, um apagador de sujeira ou algum álcool desnaturado para remover corantes, por exemplo. As áreas sujas devem ser sempre limpas no sentido da estrutura de madeira e depois enxaguadas com água.

As manchas que penetraram na madeira são difíceis de remover porque geralmente é necessário remover a cera, o óleo ou o verniz para alcançar a mancha. Nesse caso, muitas vezes, a única solução é contratar uma empresa especializada em limpeza de pisos.

Encontre o produto certo para parquet e laminado

Precisa de ajuda? Fale connosco:
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top