Neoparts

Limpeza de PVC e linóleo

Durante muito tempo, o PVC e o linóleo foram alguns dos revestimentos de chão mais populares. Depois de um período em que estiveram fora de moda, eles estão agora a experimentar um verdadeiro regresso como pisos de design. Em geral, esses revestimentos são muito fáceis de limpar, mas existem alguns pontos a ter em conta quando se trata de limpeza.

Limpeza correta de pisos resilientes

Existem muitos tipos de pisos resilientes e, à primeira vista, é difícil diferenciar os materiais. Os três mais usados são os pisos de PVC, linóleo e elastômero. Embora os revestimentos de piso geralmente sejam limpos de maneira semelhante, eles diferem principalmente em termos de sensibilidade a vários produtos de limpeza.

pvc

Piso de PVC

O PVC é composto por cloreto de polivinila e está disponível em placas, ladrilhos ou módulos de encaixe. Esse material é particularmente robusto e resistente contra álcalis fortes e estresse mecânico. Por outro lado, é sensível a detergentes ácidos, que podem provocar alterações na cor. Também é preciso ter cuidado ao utilizar solventes orgânicos. Além disso, substâncias como graxa de sapato, fuligem e marcas de canetas hidrográficas podem migrar para a superfície do piso. O PVC é sensível a cinzas de cigarro e faíscas.

Linóleo

O linóleo é uma alternativa ecológica ao piso de PVC porque é fabricado a partir de matérias-primas naturais, como óleo de linhaça, cortiça moída ou farinha de madeira e resina natural. Este revestimento de piso conduz o calor muito lentamente, sendo por isso frequentemente referido como quente sob os pés. Ao contrário do PVC, o linóleo é sensível a produtos de limpeza alcalinos fortes (pH >10) e ao estresse mecânico. É, no entanto, relativamente resistente a solventes orgânicos e cinzas de cigarro. O linóleo tem propriedades reguladoras de umidade, mas é sensível à umidade excessiva.

Revestimentos de piso elastômero/revestimentos de piso borracha

Os revestimentos de piso em elastômero são pouco comuns em espaços privados, mas são utilizados em áreas comuns em edifícios, tais como escadas e lavandarias. Este tipo de revestimento é extremamente resistente, mas é sensível a detergentes com valores de pH superiores a 10. Limpadores ácidos podem causar descoloração, mas os revestimentos de piso de borracha são relativamente resistentes a cinzas de cigarro ou faíscas.

Usando o teste do clipe de papel para identificar revestimentos de piso

Se não tem a certeza do material do seu pavimento, pode fazer o chamado teste do clipe de papel. Comece por encontrar uma área discreta na sala. Aqueça a ponta de um clip de metal com um isqueiro durante cerca de cinco segundos. Pressione a ponta quente no pavimento durante cerca de três segundos e, em seguida, retire-a. Depois, pode usar a localização do buraco, o comportamento de penetração e o odor para determinar o tipo de pavimento.

Piso de PVC

  • O clipe de papel quente penetra no material com relativa facilidade.
  • Um piso de PVC derrete na superfície.
  • Um local de orifício com abaulamento é formado.
  • Quando quente, os fios podem ser puxados para fora.
  • Os resíduos no clipe de papel queimam com fuligem.
  • Há um cheiro pungente.

Linóleo

  • O clipe de papel quente penetra no chão com relativa facilidade.
  • O linóleo não derrete na superfície.
  • A superfície está carbonizada e não há abaulamento.
  • Tem cheiro de madeira queimada ou óleo de linhaça.

Revestimentos de piso elastômero (revestimentos de piso borracha)

  • O clipe de papel quente dificilmente penetra no revestimento do piso.
  • A superfície do piso de elastômero não derrete.
  • Há um pequeno orifício no local sem abaulamento.
  • Normalmente, cheira a borracha queimada.

Pavimentos mais limpos em apenas dois passos

O método mais popular de limpeza envolve o uso de uma combinação de limpeza a vácuo e pano úmido. Primeiro, a sujeira solta, como poeira e cabelos, é aspirada com um aspirador de pó padrão. Em seguida, o chão é limpo com um esfregão ou limpador de chão. Idealmente, o pano de limpeza deve ser regularmente espremido usando uma prensa de pano de limpeza para evitar o contato direto com a sujeira. Comece limpando a borda de toda a sala e, em seguida, trabalhe nos cantos mais distantes em direção à porta, em movimentos uniformes.

Embora com a prática, este método mecânico possa ser usado para limpar rapidamente, ele também tem algumas desvantagens: A sujeira persistente pode precisar de ações adicionais para ser solta. A maioria dos limpadores de piso aplica grandes volumes de água durante a limpeza, o que significa que o piso leva um tempo para secar.

Limpeza mais rápida com um limpador elétrico de pisos

Os limpadores de piso elétricos, como os dispositivos da série Kärcher FC, são uma alternativa moderna. Eles usam rolos de limpeza de microfibra que giram a 500 voltas por minuto para remover a sujeira mais difícil sem esforço. Isso é particularmente vantajoso para superfícies estruturadas em PVC moderno e pisos de design. A água suja é coletada em um tanque separado, garantindo que você sempre use água limpa ao limpar.

Um limpador universal é adequado para pisos de PVC, linóleo e elastômeros. Como os dispositivos podem funcionar com apenas um pouco de água fresca, apenas um pequeno volume de detergente também é suficiente. Para revestimentos de piso estruturados, é recomendado trabalhar longitudinalmente e depois transversalmente na superfície uma vez para também atingir profundamente a estrutura da superfície. Para revestimentos de piso com veios de madeira, você deve sempre trabalhar no sentido do veio.

Limpeza higiênica com o limpador a vapor

Como alternativa à limpeza mecânica de pisos, pode-se usar um limpador a vapor. Esses limpadores produzem vapor quente e, portanto, funcionam de maneira particularmente higiênica. Devido às altas temperaturas, 99,99% das bactérias e vírus são eliminados sem o uso de produtos químicos de limpeza. Os limpadores a vapor são, portanto, especialmente adequados para pessoas com alergias e famílias com crianças pequenas que não devem entrar em contato com produtos de limpeza agressivos no chão. Como a produção de vapor desmineraliza a água, o vapor não deixa resíduos de calcário ou manchas após a limpeza. Graças ao calor, o piso seca rapidamente e pode ser pisado novamente mais cedo.

Para limpar o chão, use capas de limpeza adequadas para o bocal de chão. Mova o bocal de chão rapidamente de um lado para o outro em caminhos sobrepostos enquanto o vapor é liberado. Ao fazer isso, apenas a quantidade necessária de vapor para soltar a sujeira é liberada. Para pisos estruturados, recomenda-se a limpeza na diagonal para limpar as profundidades da estrutura. Você deve substituir as capas sujas regularmente

Remoção de sujeira frequente de pisos de PVC e linóleo

Cuidados com lenços antigos

Se, durante um longo período de tempo, você usar muito produto de cuidado com lenços umedecidos, isso pode causar o acúmulo de uma camada. Com o tempo, partículas de sujeira são depositadas nessas camadas, o que leva a uma aparência desagradável. A melhor forma de eliminar camadas de limpeza é usar um limpador elétrico para pisos e água quente (máximo de 60 °C). Para fazer isso, trabalhe várias vezes no sentido do comprimento e transversalmente em toda a superfície sem detergente. Repita este processo até que não se forme mais espuma no depósito de águas residuais.

Cuidados com lenços antigos

Particularmente em pavimentos de PVC, mas também em outros tipos de pavimentos, substâncias como graxa de sapato, traços de canetas hidrográficas ou corantes alimentícios podem migrar para o revestimento do pavimento. Se o processo ainda não progrediu muito, a mancha pode ser cuidadosamente removida usando um solvente como um removedor de nódoas universal. Como remédio caseiro para clareamento, é adequada uma solução de peróxido de hidrogénio a 3%. Em muitos casos, não é possível remover a sujeira migrada.

Limpeza em canteiros de obras

Se a sala foi pintada ou reformada, é importante remover os resíduos de contaminação. Durante a fase de construção, marcas de lápis são frequentemente usadas para orientação e podem ser facilmente removidas com uma borracha. Manchas de tinta podem ser removidas com uma espátula de madeira ou com água morna e uma esponja branca que não arranhe a superfície. Manchas de verniz e resíduos de cola podem ser removidos de pisos de linóleo e elastômeros com solventes orgânicos, como removedor de manchas universal; no entanto, o PVC pode reagir sensivelmente a este tipo de removedor, por isso, é recomendado realizar um teste em uma área discreta antes de aplicar em toda a superfície.

Cuidados com lenços antigos

Diferentes nódoas podem afetar a aparência geral do revestimento do piso e muitas vezes necessitam de tratamento individual. As manchas de cera podem ser derretidas e absorvidas usando uma toalha de cozinha. A melhor maneira de fazer isso é derramar água quente sobre a mancha, usar um secador de cabelo ou um limpador a vapor. Cuidado: o PVC é resistente ao calor; portanto, é necessário realizar primeiro um teste em uma área discreta.

 

Encontre o produto certo para PVC e linóleo

Precisa de ajuda? Fale connosco:
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top