Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

Limpeza de Pátios

Especialmente nos meses mais quentes, um pátio é frequentemente usado como uma sala de estar ou jantar adicional. Afinal, oferece muito espaço para se sentar confortavelmente juntos, comer ou apanhar sol. Para garantir que a área externa tenha a melhor aparência possível, as lajes do pátio precisam ser limpas minuciosamente pelo menos duas vezes por ano. Com essas dicas e truques, o seu pátio voltará a brilhar.

Limpeza manual da lixeira

Especialmente nos dias quentes de verão, pode ser uma tarefa difícil caminhar até a lixeira devido aos cheiros desagradáveis ou à incerteza do que está dentro. Resíduos orgânicos ou biodegradáveis, como carne, começam a apodrecer muito rapidamente. O resultado não é apenas um mau cheiro, mas às vezes você pode encontrar larvas na lixeira depois de um tempo. A limpeza regular da lixeira elimina os odores desagradáveis ​​e também os previne. Para preparar a lixeira para limpeza, primeiro remova a sujeira e qualquer alimento solto ou detritos do interior. Agora é hora de limpar bem o interior. Usando uma mangueira de jardim, uma escova de esfregar ou uma escova de mão, você poderá remover a maior parte da sujeira da lixeira. Use a mangueira para borrifar o interior da lixeira de cima para baixo até que a sujeira grossa se acumule no fundo. Essa água suja não deve ser simplesmente despejada em um canteiro de flores ou na rua, mas deve ser descartada adequadamente no ralo.

Remova a sujeira grossa das lajes do pátio

Antes de limpar completamente o pátio, é necessário remover a sujeira grossa da superfície. Isso pode ser um trabalho extra, mas evita que a sujeira se espalhe ainda mais durante a limpeza das lajes do pátio. Detritos soltos, como folhas ou galhos, são melhor removidos com uma vassoura feita de palha ou plástico. Ancinhos de metal não são apenas barulhentos, o que pode incomodar os vizinhos, mas também podem danificar a superfície. Para aqueles com um pátio externo particularmente grande, uma vassoura mecânica pode fazer o trabalho por eles. Isso não apenas economiza tempo, mas também preserva a energia.

Dica

Para evitar a formação de musgo e algas, as lajes dos pátios devem ser limpas regularmente, de preferência várias vezes ao ano.

 

Limpe as juntas do pátio

Depois de limpar a superfície do pátio, é hora de limpar as juntas. Para remover as ervas daninhas, um raspador de juntas é adequado. Raspe ao longo das juntas e solte a vegetação, as ervas daninhas ou o musgo presos. Isso é muito demorado e requer um pouco de paciência, mas o esforço vale a pena. Se você não tiver um raspador de juntas à mão, uma espátula de jardim também será suficiente. Um removedor de ervas daninhas sem fio é mais eficiente e fácil para as costas. Quem prefere uma alternativa simples também pode recorrer à água quente. A vantagem é que é barato e ecologicamente seguro, e também combate literalmente as ervas daninhas pela raiz, pois destrói a estrutura celular da planta, fazendo com que ela morra com o tempo. A desvantagem desse método é que inicialmente as ervas daninhas permanecem e a aplicação deve ser repetida várias vezes até que surta efeito.

Uma vez que as juntas do pátio tenham sido limpas e todos os detritos soltos tenham sido removidos do pátio, é hora de limpar completamente as lajes do pátio.

Limpeza de lajes de pátio: remoção de manchas e descolorações

Se o pátio ficar sujo com respingos de vinho tinto, manchas de molho na mesa ou respingos de gordura embaixo da churrasqueira, é necessário agir rapidamente. Isso ocorre porque, especialmente em lajes de pátio com superfícies porosas, os líquidos penetram rapidamente e podem causar descolorações difíceis de remover posteriormente. Em particular, graxa e óleo deixam manchas persistentes em pisos de concreto ou pedra. Detergentes para superfícies de pedra ou limpadores de concreto especiais são uma boa maneira de remover esse tipo de mancha. É feita uma distinção entre produtos de limpeza que são aplicados diretamente e aqueles que devem ser diluídos. Para este último, é importante manter a proporção correta. O produto de limpeza é aplicado nas áreas afetadas e deve ser deixado agir por cerca de 2 a 5 minutos. Depois disso, enxágue as áreas com água limpa. Alternativamente, o pátio pode ser limpo com remédios caseiros. Por exemplo, você pode usar sabão diluído em água morna ou fazer seu próprio produto de limpeza. Tudo o que você precisa é de um pouco de bicarbonato de sódio ou vinagre. No entanto, antes de começar a trabalhar, é aconselhável testar o limpador em uma parte discreta do pátio. Se o material descolorir, é melhor contar com ajuda profissional e produtos de limpeza.

Pátio limpo com lavadora de alta pressão

Para limpar completamente toda a superfície do seu pátio, uma lavadora de alta pressão é ideal. Com uma pressão de água de até 180 bar, é uma maneira extremamente confiável, confortável e econômica de limpar seu pátio. No entanto, tenha cuidado: dependendo do tipo de material, o jato direto de água pode enrugar ou até danificar as lajes do pátio. Pedras duras podem ser limpas com alta pressão sem problemas, enquanto pedras naturais mais macias devem ser limpas com pressão mais baixa. Para uma limpeza completa das lajes do pátio com pouca pressão, recomenda-se usar a lavadora de alta pressão em combinação com um limpador de superfícies, onde a distância dos bicos à superfície pode ser aumentada para uma limpeza mais cuidadosa. Como alternativa, para superfícies menores, pode ser usado um limpador portátil com uma lavadora potente correspondente.

Limpeza com o limpador de pátio

Além das lavadoras de alta pressão, um limpador elétrico de pátio também é adequado para limpar lajes de pátio. Graças à combinação de duas escovas de rolos rotativos e intercambiáveis para superfícies de madeira ou pedra, bem como ao abastecimento de água integrado, até a sujeira mais difícil e os depósitos verdes podem ser removidos. Você pode ajustar a quantidade de água usada dependendo da superfície que precisa ser limpa. Use apenas a quantidade de água necessária.

E assim pode limpar o pátio em poucos passos:

Passo 1: antes de começar, o limpador de pátio deve ser conectado a um abastecimento de água. Uma mangueira de jardim convencional é perfeitamente suficiente para isso.
Passo 2: Uma vez conectada a mangueira, abra o abastecimento de água localizado na alça. Aqui, a quantidade de água desejada para a limpeza do pátio pode ser ajustada. Para materiais como concreto, você tende a precisar de menos, para madeira ou pedra é necessário um pouco mais de água.
Passo 3: Para começar, ligue o dispositivo. Para limpar as lajes do pátio de maneira ideal, o limpador de pátio deve ser movido uniformemente para frente e para trás sobre a superfície. A sujeira é solta pelos rolos giratórios para trás e lavada imediatamente pelo jato de água integrado.
Passo 4: Basta enxaguar brevemente a superfície com a mangueira de jardim e as lajes do pátio estão limpas.

Como limpar lajes de pedra de pátio feitas de pedra natural?

Os pátios em pedra natural, como granito, mármore, arenito ou calcário, são robustos, resistentes à abrasão e mantêm a sua cor original. A desvantagem é que o material natural tem pequenas reentrâncias nas quais se acumulam sujeira e depósitos verdes. No entanto, antes de procurar diretamente pela lavadora de alta pressão ou um limpador elétrico de pátio, aprenda primeiro sobre a resistência da pedra. Quanto mais dura for uma pedra, menos sensível ela é às ferramentas elétricas. Materiais muito duros, como granito ou basalto, podem ser limpos com alta pressão sem problemas. Com pedras naturais mais macias, é melhor usar baixa pressão ou limpar à mão. Para limpar áreas de superfícies menores, sabão com pH neutro, um pouco de água e uma escova são adequados.

Como limpar um pátio de concreto?

O betão é durável e robusto, mas a sua alta absorção é uma desvantagem. Os líquidos penetram pelos poros abertos mais rapidamente do que com a pedra natural. Por isso, recomenda-se limpar as superfícies do pátio de betão com uma pequena quantidade de água. Para manchas menores ou sujidade, a areia de limpeza é útil. Esta age como uma lixa e dissolve eficazmente a sujidade seca.

Depósitos verdes e algas são removidos com água morna e um purificador. Para uma limpeza ecologicamente correta, o melhor é usar um sabão biodegradável. Para isso, primeiro dissolva o sabão em água morna, depois aplique na superfície e deixe a mistura atuar por 20 a 30 minutos. Em seguida, esfregue a superfície com uma escova ou escova de mão. Depois, o pátio deve ser enxaguado abundantemente com água limpa para remover todos os resíduos de sabão.

Encontre o produto certo para limpar pátios

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top