Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

LIMPEZA DE MOTOCICLETA

As temperaturas mais quentes da primavera trazem de volta a sensação de liberdade para muitos proprietários de motocicletas e o início da temporada de motocicletas. Mas antes de pegar a estrada, é necessário cuidar do seu veículo de duas rodas favorito para que ele esteja com a melhor aparência para todas as futuras viagens. As jantes, carroceria e, especialmente, o motor precisam de atenção especial, não apenas por motivos estéticos, mas também para garantir seu bom funcionamento. Com essas dicas, sua motocicleta estará brilhando novamente em pouco tempo.

Não é só sobre aparência

Quando os primeiros raios de sol aparecem no início do ano, muitos proprietários de motocicletas mal podem esperar para finalmente colocar o seu veículo de volta na estrada. Para a grande ocasião, ajuda se a moto estiver devidamente enfeitada e limpa. Os proprietários devem ter cuidado, no entanto, ao limpar a sua motocicleta porque a eletrónica, assim como o motor e a corrente, são peças muito sensíveis.

Lavar uma motocicleta não é apenas torná-la apresentável, mas também uma boa oportunidade para garantir que o veículo de duas rodas esteja em condições de circular. Isso inclui verificar a pressão dos pneus, a profundidade do piso e a espessura das pastilhas de travão, por exemplo. Se a moto estiver guardada numa garagem ou garagem, é especialmente importante verificar a eletrónica e o funcionamento dos travões.

O lugar certo para lavar uma motocicleta

Antes de começar a lavar a motocicleta, é importante saber quais são os regulamentos legais locais aplicáveis. Em alguns países, é proibido lavar motocicletas ao ar livre. Isso ocorre porque o óleo e os produtos químicos podem penetrar no solo e contaminar as águas subterrâneas. Os proprietários de motocicletas devem, portanto, sempre se informar com antecedência sobre o que é permitido e o que não é.

Se você quiser estar do lado seguro, pode levar sua motocicleta para um local designado ou para uma estação de lavagem para limpá-la. Estes geralmente estão equipados com separadores de óleo e dispositivos de coleta que separam a água suja do sistema de esgoto, garantindo que a água seja drenada de maneira ambientalmente segura.

Dica

É importante lembrar que o motor da moto deve estar frio antes de iniciar o processo de limpeza. Se água e produtos químicos penetrarem no sistema interno do motor enquanto ainda estiver quente, isso pode causar danos graves ao veículo. Portanto, certifique-se de permitir que o motor esfrie completamente antes de começar a limpeza.

Remova a sujeira grossa da motocicleta

Se a sua moto ficou muito tempo parada na garagem ou garagem, com certeza ela vai estar um pouco suja. Não apenas poeira, mas também aranhas e insetos provavelmente fizeram do guidão ou dos raios sua casa. Depois de viagens intensas, o veículo de duas rodas também ficará coberto de insetos mortos e poeira de freio. Está na hora de lavar! Veja como limpar a motocicleta.

Para remover poeira ou pragas, a melhor maneira é pré-tratar sua motocicleta com um aspirador de pó e pó . Isso permite que você aspire rápida e facilmente a poeira das lacunas e teias de aranha ou sujeira presa na superfície. Isso significa que a sujeira não é simplesmente movida de uma parte da motocicleta para outra durante a limpeza.

Limpe primeiro as partes sensíveis da motocicleta

Muitas partes da motocicleta estão expostas, o que significa que algumas são particularmente sensíveis, como o motor e a corrente. É importante garantir que a corrente da motocicleta seja bem cuidada e mantida, devendo ser limpa a cada 300 a 500 quilômetros. Caso contrário, pode desgastar-se rapidamente. Além de um desempenho mais fraco, isso também é um risco de segurança, uma vez que a corrente pode soltar-se ou até quebrar.

O aspecto mais importante para um funcionamento adequado da corrente de motocicleta é a sua lubrificação. Se partículas de sujeira e poeira se misturarem com a graxa da corrente, o efeito lubrificante é reduzido e a corrente se desgasta. Isso acontece especialmente rapidamente em dias chuvosos, quando a umidade e a sujeira da estrada se depositam na corrente. Portanto, não é apenas importante relubrificar a corrente em intervalos regulares, mas também limpá-la assim que ficar suja. A frequência com que você faz isso depende da frequência com que você anda e do tipo de terreno em que você anda.

Se pretende limpar toda a sua motocicleta num só dia, deve começar por limpar a corrente antes da carroçaria. Se deixar a corrente para o fim, os resíduos oleosos podem voltar a sujar a moto recém-lavada. O primeiro passo é remover a sujidade grossa da corrente com uma escova de aço antes de utilizar um limpador de corrente específico. Deixe-o atuar e, em seguida, limpe-o. Após a limpeza, lubrifique a corrente com um spray especial para correntes. Isso torna-a mais flexível e protege-a da corrosão. Para garantir que o spray de corrente adere corretamente, ele deve ser utilizado apenas numa corrente de motocicleta limpa e seca.

O motor da motocicleta também deve ser tratado com cuidado. Isto deve-se ao facto de muitos modelos terem peças do motor expostas, como as aletas de refrigeração, que podem ser danificadas durante a lavagem. Se desejar limpar o motor da sua moto com cuidado, o melhor é utilizar uma esponja, uma escova macia e um balde de água morna com um pouco de xampu concentrado para carros. Utilize a esponja primeiro para lavar a superfície do motor e, em seguida, utilize a escova para remover cuidadosamente a sujeira das aletas de refrigeração e de outras fendas menores. Por fim, enxágue com água limpa.

Lavar a carroceria da motocicleta

Depois de limpar as partes sensíveis da motocicleta, é hora de fazer uma limpeza completa na carroçaria e na carenagem. A limpeza adequada não é necessária apenas para motocicletas off-road, como motocross e enduro, que geralmente são conduzidas em terrenos muito empoeirados ou lamacentos. Ao limpar e cuidar regularmente das peças da motocicleta, ajuda a manter o valor do veículo. As áreas muito sujas devem ser limpas com um gel de limpeza, porque o gel adere bem às partes verticais e não escorre. Assim, mesmo as áreas de difícil acesso podem ser limpas de forma eficaz. O limpador de motos é muito fácil de aplicar graças ao frasco de spray e é altamente eficaz na remoção de lama, sujidade da estrada, desgaste dos pneus e sujeira oleosa.

Se lavar a sua mota, não se esqueça dos faróis, retrovisores exteriores, piscas e para-brisas. Os insetos costumam fixar-se nessas áreas após uma longa viagem, especialmente nos meses de verão. Essas superfícies devem ser tratadas separadamente para que a visibilidade não seja prejudicada de forma alguma. Um removedor de insetos dissolve eficazmente resíduos de insetos sem danificar o plástico, pintura, acabamento ou peças de alumínio. Novamente, ao usar este produto, deixe-o atuar por um curto período de tempo e depois enxágue abundantemente com água limpa. Alternativamente, pode-se colocar um pano de cozinha húmido sobre as manchas para amolecer os restos de insetos e facilitar a sua remoção.

Para remover sujidades difíceis após a lavagem, passe delicadamente uma esponja molhada sobre a moto. No entanto, certifique-se de lavá-la regularmente com água para evitar que partículas de sujeira, óleo ou graxa se espalhem pela carroçaria. Para limpar a superfície da motocicleta de forma rápida e eficaz, a melhor opção é usar uma máquina de lavar de alta pressão. Para isso, você pode utilizar um shampoo para carros. Dependendo do modelo da máquina de lavar de alta pressão que você tem, basta despejar o shampoo na abertura Plug & Clean ou conectá-lo à máquina de lavar usando uma mangueira de sucção. Aplique com baixa pressão de cima para baixo. Alternativamente, o Ultra Foam Cleaner pode ser aplicado usando um jato de espuma. Isso é simplesmente conectado à pistola da máquina de lavar de alta pressão e permite que o agente de limpeza seja dosado com precisão.

Para limpar completamente as superfícies delicadas de pintura, também pode ligar uma escova rotativa à lavadora de alta pressão. Com o acessório especial intercambiável para carros e bicicletas, feito de microfibras, é possível remover facilmente até mesmo a sujeira mais difícil sem danificar a superfície. Em seguida, basta enxaguar com um pouco de água limpa até que os resíduos sejam totalmente removidos.

Dica

Se pretende utilizar uma máquina de lavar de alta pressão, deve selecionar a configuração “Média” na máquina e garantir uma distância mínima de 15 centímetros entre a máquina e a moto. Caso contrário, a alta pressão pode danificar as peças plásticas ou vedações da motocicleta.

Limpe os aros da motocicleta

Os aros das motos costumam ser uma atração visual. Os aros cromados em particular são impressionantes devido ao seu brilho. No entanto, dependendo da superfície da estrada, eles podem ser gravemente afetados pela sujeira, como lama ou desgaste dos freios. Para restaurar os aros à sua antiga glória, é necessário cuidado adequado. Use um limpador de aros especial para remover toda a sujeira da estrada, bem como poeira dos freios e desgaste dos pneus em todos os tipos comuns de aros. Pulverize o limpador de aros no aro seco e aguarde o tempo necessário para o produto fazer efeito. O indicador ativo integrado faz com que os aros fiquem com uma cor avermelhada enquanto a solução age. Isso é feito para que os proprietários de motocicletas saibam quando a limpeza profunda terminou e os aros possam ser enxaguados com água limpa.

Uma escova de lavagem de rodas garante uma limpeza de 360 graus, mesmo em locais de difícil acesso e nos menores espaços. A escova é facilmente conectada à pistola da lavadora de alta pressão. A água é distribuída uniformemente para dissolver o máximo de sujeira possível, que é então enxaguada.

Secar e polir a motocicleta

É especialmente importante secar a motocicleta adequadamente depois da lavagem. Dias ensolarados com temperaturas amenas são, portanto, mais apropriados. No entanto, as áreas húmidas também devem ser limpas com um pano de couro, caso contrário, rapidamente aparecerão marcas de água, especialmente no banco e na pintura. Ao lavar a motocicleta, certifique-se também de que não entre humidade em pequenos espaços, pois isso pode causar corrosão a longo prazo. O aspirador de líquidos e secos é útil aqui. A função de sopro pode ser usada para remover resíduos de água de forma rápida e eficaz de fendas menores. Alternativamente, a humidade pode ser aspirada diretamente usando a função de sucção.

Para peças pintadas, recomenda-se aplicar um produto de tratamento de pintura após a secagem. Produtos com alto teor de cera oferecem resultados de limpeza particularmente profundos e duradouros. Isso garante um brilho perfeito e protege a motocicleta de condições climáticas adversas. Agora a moto está pronta para a próxima temporada de motos.

Encontre o produto certo para motocicleta

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top