Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

Limpeza de garagens

É normal que as garagens acumulem sujeira com o tempo, principalmente se também forem utilizadas como oficina. A porta da garagem também se torna um ímã para poeira e sujeira, pois muitas vezes não é protegida adequadamente das intempéries. Usando estas dicas, no entanto, você poderá facilmente se livrar da sujeira na garagem e na oficina, seja usando um aspirador multiuso, um limpador de alta pressão ou um limpador a vapor.

Com que frequência a porta da garagem deve ser limpa?

A porta da garagem deve ser limpa pelo menos uma vez por ano. Se vive numa área com mudanças frequentes de clima, faz sentido limpar a porta da garagem a cada dois ou três meses. A frequência de limpeza depende inteiramente do grau de proteção da garagem e do quão extremo é o clima na sua região. Depois de invernos muito frios e rigorosos, inundações, granizo ou ventos fortes, muita sujeira pode acumular-se na porta da garagem, por isso é necessário limpar com mais frequência. Isso não é apenas por motivos estéticos, mas também é importante para a sua funcionalidade, pois pode deixar de funcionar se algumas partes ficarem obstruídas, por exemplo, devido a pólen, poeira ou sujeira persistente que se deposita permanentemente na superfície.

Como proceder à limpeza da porta da garagem?

A porta da garagem pode ser limpa manualmente usando água morna e detergente para a loiça, mas isso pode levar tempo e esforço. Para obter resultados mais rápidos e eficientes, recomenda-se usar uma lavadora de alta pressão. Esse dispositivo permite remover até a sujeira mais difícil graças à pressão da água, que pode ser ajustada em três níveis diferentes diretamente na pistola. Para superfícies mais sensíveis, há um nível de pressão “SOFT” que pode ser ajustado sem a necessidade de colocar o aparelho no chão. Para materiais mais resistentes, é possível selecionar um nível de pressão mais alto.

Limpeza da porta da garagem: tenha em atenção o tipo de material

Para limpar a porta da garagem, é importante prestar atenção ao material:

  • Para portas de metal pintadas, é recomendado utilizar um limpador de tinta especial para alisar a superfície e remover qualquer arranhão leve. Depois, pode ser utilizado um polidor para dar brilho.
  • Ao limpar uma porta de garagem de madeira, é possível tratá-la com cera ou verniz para aumentar o seu efeito protetor.
  • Já para limpar uma porta de garagem de plástico, é indicado utilizar produtos de limpeza especiais para plásticos para proteger a superfície contra as intempéries e influências ambientais.

Como limpar janelas de garagem

Muitas garagens têm pequenas janelas que não devem ser negligenciadas durante a limpeza completa da garagem. As portas da garagem costumam ter vidros de plástico, que podem ser danificados pelo clima. Para limpar bem este vidro, pode-se usar uma lavadora de alta pressão. Certifique-se de definir o nível de pressão para “SUAVE” para que não exerça muita pressão nas janelas durante a limpeza.

Uma alternativa para limpar os vidros é usar um limpador a vapor, que não usa produtos químicos e garante a limpeza dos vidros apenas com água. O aparelho primeiro vaporiza uniformemente a janela e, em seguida, o bocal de mão e um pano de microfibra podem ser esfregados na janela para soltar a sujeira. Depois, a água do vapor deve ser removida com um rodo ou um pano de microfibra seco. No entanto, vidros de plástico não devem ser limpos com o limpador a vapor, pois a temperatura do vapor pode atingir mais de 100 °C e danificar o plástico.

Um aspirador de janela sem fio também é uma boa opção para limpar a garagem. Ele garante que as janelas fiquem limpas e sem riscos. Para isso, basta misturar água com concentrado para limpar vidros, aplicar no vidro com um borrifador, soltar a sujeira com a ajuda de um pano de microfibra e aspirar a umidade com o aparelho.

Limpar a entrada da garagem

A entrada de automóveis em frente à garagem costuma ser um local onde a sujeira teimosa gosta de se acumular. Para livrar essa área da sujeira solta, como folhas, terra e poeira, uma vassoura é ideal. Não há necessidade de se curvar graças à barra de pressão ergonômica ajustável em altura, e não é preciso muito esforço para limpar completamente a área. Vale a pena saber que mesmo a areia deixada para trás após o inverno pode ser removida com a vassoura. Se a entrada da garagem estiver muito suja, a lavadora de alta pressão pode ser usada novamente:

  1. Antes de usar a lavadora de alta pressão, qualquer sujeira solta no chão deve ser removida com uma vassoura.
  2. Se a calçada estiver muito suja, um limpador de pedras é perfeito para dissolver a sujeira mais difícil de antemão.
  3. Posteriormente, a lavadora de alta pressão usada em combinação com a lavadora de superfícies ou o limpador de superfícies T-Racer facilita o trabalho de limpeza da entrada de automóveis.

Limpeza do interior da garagem e oficina facilitada

Muitas pessoas não têm uma oficina separada, então costumam usar a garagem para seus projetos de bricolage. Isso pode fazer com que a garagem fique empoeirada e suja, especialmente quando alguns aparelhos e ferramentas não são usados com frequência, acumulando sujeira neles. Portanto, o primeiro passo é definir como vais organizar a garagem ou oficina. Os sistemas de prateleiras e organização facilitam muito a limpeza da oficina. Antes de começar a limpar a garagem ou oficina, é aconselhável limpar tudo o que já não é necessário. Vizinhos, amigos ou parentes podem usar seus vasos de flores ou caixas de ferramentas não utilizados. Uma vez que o espaço esteja completamente arrumado, a limpeza pode começar.

Limpeza da garagem e oficina - como proceder

A maioria das garagens e oficinas tem pavimentos em betão devido à sua resistência e facilidade de limpeza. Para limpar o pavimento de betão da garagem, é recomendável começar por varrê-lo com uma vassoura. Isto evita que resíduos soltos, como pó ou folhas, sejam arrastados para dentro de casa. Alternativamente, pode ser utilizado um aspirador de sólidos e líquidos, pois este pode recolher sujidade seca e húmida. Quando se trata de limpar a oficina, é importante considerar a utilização de produtos premium, que são mais resistentes e capazes de lidar com materiais afiados ou duros, como parafusos ou pregos. O aspirador é especialmente adequado para oficinas, onde pequenos objetos de metal tendem a cair no chão, tornando-o ideal para limpar o chão da oficina. Todos os aspiradores de sólidos e líquidos também estão equipados com uma mangueira de sucção larga e flexível, o que garante que possa aspirar sem se preocupar com o entupimento da mangueira. Se a garagem estiver muito suja, uma lavadora de alta pressão é ideal para limpar o pavimento de betão da garagem. No entanto, se a garagem for limpa com água, é essencial garantir antecipadamente que a água suja possa ser facilmente escoada. Outra opção é conectar o aspirador elétrico à lavadora de alta pressão para limpar o chão da garagem. A lâmina de sujidade integrada no aspirador permite que a água seja facilmente empurrada para fora da garagem. Alternativamente, o aspirador de sólidos e líquidos pode ser usado para eliminar a água residual.

Cuidado, manchas de óleo!

Onde quer que se encontre o óleo do motor, há sempre a possibilidade de ocorrer vazamentos de óleo e acabar causando uma poça no chão. É muito importante que as poças de óleo na garagem sejam absorvidas com um agente coagulante e depois eliminadas de forma adequada e ecológica. A mancha deixada para trás pode ser tratada com uma mistura de detergente de bílis e água quente. Primeiro, deve-se despejar a mistura de água quente e detergente de bílis sobre a mancha de óleo e esperar um pouco para que a solução reaja e, depois, esfregar bem a mancha com água quente.

Encontre o produto certo para garagem

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top