Neoparts

Limpeza de Estofos

Uma noite acolhedora no sofá com petiscos e bebidas, crianças ou animais de estimação brincando pela sala – antes que você perceba, migalhas e manchas se acumulam no estofamento. E no carro, nunca demora muito para que algo acabe nos bancos. Mantenha seus estofos limpos com estas dicas e produtos caseiros.

Por que você deve limpar móveis estofados regularmente?

Sofás e poltronas são o que tornam as salas de estar tão confortáveis e acolhedoras, e, portanto, são os móveis mais usados. No entanto, eles são frequentemente suscetíveis a manchas. Para garantir que possa desfrutá-los por muitos anos, é necessário limpar e cuidar regularmente dos estofos. Há várias razões para isso:

  • A sujeira mais resistente é removida.
  • As manchas desagradáveis desaparecem.
  • Pelos de animais e ácaros prejudiciais são eliminados.
  • Os móveis estofados mantêm uma boa aparência e têm sua vida útil prolongada.

O mesmo vale para colchões e bancos de carros, que também devem ser limpos regularmente.

Para sujidade superficial: Aspirar

A sujidade superficial do estofamento, como poeira e migalhas, pode ser facilmente removida com um aspirador. A escolha correta do acessório também é importante. Use um bocal para estofamento ou um acessório de ar para uma limpeza mais completa. Isso remove com segurança a sujeira mais difícil, pêlos de animais e até ácaros prejudiciais que podem se acumular em colchões e móveis estofados.

Para manchas persistentes: Limpeza por extração por spray

Estofos, bancos de carro e colchões podem ser limpos profundamente em suas fibras com um limpador de extração por pulverização , capaz de remover até mesmo as manchas mais difíceis. O princípio é simples: água e detergente são borrifados nas fibras pelo limpador de extração e depois são aspirados novamente, juntamente com a sujeira. Esse método é particularmente eficiente e tem um tempo de secagem muito mais curto em comparação com a lavagem à mão.

Como funciona:
  1. Primeiro, remova a sujeira grossa do estofamento ou do assento do carro com o aspirador de pó.
  2. Deite água no depósito do aspirador de pó e adicione detergente para alcatifas e estofos de acordo com as instruções de dosagem.
  3. Pulverize uniformemente a água e o detergente, mantendo uma distância de 10 cm entre o bocal para piso e o estofamento, e deixe a mistura agir por alguns minutos.
  4. Coloque o bocal para chão no estofamento e aspire lenta e uniformemente a umidade.
  5. Sempre molhe completamente as superfícies estofadas conectadas com água e detergente para evitar marcas de água durante a secagem.
  6. Repita o procedimento até não conseguir mais extrair nenhuma sujeira ou detergente do tecido.
  7. Se necessário, enxágue uma ou duas vezes com água limpa (a temperatura depende do material).
  8. Dê tempo suficiente para que o estofamento seque e certifique-se de ventilar bem o ambiente ou o carro enquanto isso.
  9. Aspire completamente novamente depois de seco, de preferência no dia seguinte.
  10. Para finalizar, aplique impregnante têxtil no tecido – isso vai garantir que o estofamento fique limpo por mais tempo.

    Usando este método, até mesmo um sofá velho ou assentos de carro com sujeira significativa podem ser limpos. No entanto, você deve sempre verificar a resistência à água do material, de preferência em um local discreto, antes de uma extração por pulverização. Um limpador de extração por spray também pode ser usado para aplicar detergente e, simultaneamente, aspirar novamente com a sujeira em uma única etapa.

Dica

Pode utilizar um limpador de extração em spray para remover resíduos de detergente dos estofos – por exemplo, se as manchas já foram tratadas manualmente ou se ainda houver algum detergente nas fibras da última vez em que foram limpos.

Limpeza intermediária: Remoção localizada de manchas

As nódoas no sofá ou nos bancos do carro podem ser irritantes – quer sejam causadas por chocolate, vinho tinto, gordura ou sujidade do exterior. Geralmente exigem uma ação rápida, afinal:

As nódoas recentes são mais fáceis de remover, As nódoas antigas são mais difíceis de identificar, As nódoas podem espalhar-se se forem deixadas por muito tempo.

Para nódoas húmidas, é geralmente importante agir rapidamente e absorver imediatamente a nódoa com um pano limpo e seco. Nunca esfregue a nódoa ao fazê-lo, caso contrário, o líquido penetrará mais fundo nas fibras e o tecido poderá ser danificado.

90% de todas as nódoas são solúveis em água. Pode testar rapidamente com um pano branco e água morna. Se a água começar a dissolver a nódoa, pode removê-la da fibra fazendo leves movimentos de rotação com o pano de cima para baixo.

Para nódoas que não são solúveis em água, use um removedor de nódoas universal: pulverize o removedor num pano de cor resistente e esfregue a nódoa até que esta saia. Depois, pode enxaguar a área com um limpador de extração em spray para remover resíduos de detergente das fibras têxteis. É também importante testá-lo numa área discreta para verificar a sua adequação.

Dica: Use vapor para combater as manchas

Para limpar sofás e outros itens similares, os limpadores a vapor também são úteis: para remover pequenas manchas, basta posicionar o bocal de detalhes em ângulo (não verticalmente) contra o estofamento e segurar um pano de microfibra próximo a ele e, em seguida, liberar o vapor. O jato de vapor “explode” a mancha no pano de microfibra, por assim dizer.

Recomendação: verifique primeiro em um local discreto se o tecido é sensível à temperatura. Se for, o método de limpeza não é adequado.

Os melhores remédios caseiros para remover manchas

Se preferir evitar produtos químicos de limpeza e não tiver um limpador de extração em spray disponível, pode utilizar remédios caseiros comprovados para remover manchas.

Útil para quase todas as manchas: Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é útil de várias maneiras em casa para remover manchas de móveis estofados, por exemplo, aquelas causadas por café ou vinho tinto: Polvilhe o pó sobre a mancha, deixe atuar durante a noite e aspire no dia seguinte.

Alternativamente, pode ser usado para limpeza húmida: Para isso, primeiro aspire o estofamento com um aspirador de pó. Dependendo da quantidade que precisar, misture 1 colher de sopa de pó com 1 colher de sopa de água e aplique a pasta de bicarbonato de sódio na mancha. Esfregue suavemente com uma esponja ou pano húmido e deixe secar. A pasta seca pode ser aspirada do estofamento posteriormente.

Água mineral e sal para combater manchas de vinho tinto

Água mineral ajuda com manchas de vinho tinto: Despeje cuidadosamente sobre a mancha e depois seque com uma toalha de papel. O sal e a farinha de milho também ajudam a absorver o líquido: adicione à mancha, deixe agir e depois aspire com um aspirador de pó. Se as manchas já estiverem secas, suco de limão ou vinagre pode ajudar: basta mergulhar em um pano de algodão, umedecer a mancha, deixar agir por cerca de 15 minutos e depois secar com pano de prato. Por fim, borrife água fria na área e seque mais uma vez.

Sumo de limão para lidar com manchas de sangue

Sim, a recomendação também é válida para a limpeza de manchas de sangue em colchões e sofás. É importante lembrar de evitar o uso de água morna e optar por água fria, pois a água quente pode coagular as proteínas do sangue e fixar a mancha. A pasta de suco de limão e sal ou a mistura de água e fermento em pó são opções caseiras eficazes para remoção de manchas de sangue secas. Sempre teste o produto de limpeza em uma área discreta antes de aplicar na mancha para garantir que não danifique o tecido.

 

Detergente líquido ou sabão para combater manchas de graxa

Água tépida e detergente da loiça ou sabão para remover gorduras são muitas vezes suficientes para remover manchas de gordura de móveis estofados: Limpe as manchas recentes e humedeça as manchas antigas com um pouco de água. Em seguida, misture detergente líquido ou sabão líquido com água e distribua cuidadosamente sobre a mancha de gordura. Massaje a mistura, começando na borda da mancha. Se a mancha foi removida, enxugue tudo mais uma vez com água limpa e tépida para remover os resíduos de detergente.

Dicas para limpar móveis estofados em couro

A limpeza e manutenção de móveis estofados em pele requer um processo diferente de sofás, poltronas e bancos de automóveis com capas de tecido. O pó e as migalhas podem ser removidos com um pano de pó ou cuidadosamente aspirados com um aspirador de pó. Para limpar a pele, muitas vezes basta passar um pano húmido na superfície. Detergentes removedores de gordura, como detergente líquido, não devem ser usados, pois podem ressecar a pele. É melhor dissolver sabão duro puro (sabão neutro) em água morna.

Essencialmente, a pele nunca deve ficar muito húmida durante a limpeza, e líquidos, como bebidas derramadas, sempre devem ser limpos o mais rápido possível. Além disso, recomenda-se o cuidado regular da pele com produtos adequados.

Dica

Limpe com água destilada ou água fervida, pois isso evita manchas de calcário.

Encontre o produto certo para Estofos

Precisa de ajuda? Fale connosco:
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top