Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

Limpeza de Carpetes

Um pavimento tem que aguentar muito todos os dias: pegadas de animais de estimação, migalhas de biscoitos, manchas de café ou solas de sapatos sujas – especialmente com tapetes, muita sujidade acumula-se ao longo do tempo. A melhor forma de limpar pavimentos alcatifados e remover até mesmo manchas difíceis rapidamente – uma visão geral.

Por que deve limpar tapetes regularmente?

Um belo tapete torna a casa acolhedora, realça a decoração e mantém os pés quentes. O revestimento têxtil do piso não só tem uma boa aparência, como também melhora a resistência ao deslizamento e absorve o ruído dos passos. O comprimento da pilha do tapete determina o quão fácil ou exigente é mantê-lo limpo. O esforço de manutenção também é determinado pela frequência com que o tapete é usado. Para todos os tipos de tapetes, é recomendada uma limpeza regular e minuciosa, para manter sua aparência, prolongar sua vida útil e garantir a higiene, pois a sujeira profunda é removida e os pelos de animais e ácaros nocivos são eliminados.

Aspirar regularmente

Independentemente do comprimento da pilha, um tapete deve ser aspirado pelo menos uma vez por semana. Os aspiradores têm geralmente um bocal de chão comutável, no qual se pode escolher entre uma configuração para pavimentos duros e outra para carpetes e tapetes. Para tapetes com pelos grossos, pode-se usar uma escova de tapete lisa, caso contrário, as fibras podem soltar-se. Para revestimentos têxteis de piso, ou seja, tapetes, o resultado pode ser melhorado usando um bocal turbo. Como regra geral, ao aspirar, deve-se sempre trabalhar lentamente e mover o bocal uniformemente sobre o chão.

Se em sua casa houver crianças ou animais de estimação, também recomendamos o uso ocasional de uma vassoura elétrica sem fio ou um aspirador sem fio para uma limpeza rápida.

Dica para quem sofre de alergias: Use um aspirador com filtro de água

Uma alternativa aos aspiradores com saco de filtro são os aspiradores com filtro de água. Não só garantem que os tapetes estejam livres de migalhas, como também mantêm o ar fresco e limpo. Um aspirador com filtro de água filtra 99,5% de todas as partículas do ar, retendo sujidade, ácaros, esporos de fungos, etc. na água e garante um ambiente interior mais agradável – o que é particularmente benéfico para quem sofre de alergias. Um efeito colateral positivo é que a aspiração também reduz os odores desagradáveis na casa.

Limpeza profunda: limpeza em profundidade graças à limpeza por extração por pulverização

Mesmo que aspire o pó regularmente, os tapetes tornam-se feios com o tempo. Isto porque, ao aspirar, a sujidade é retirada apenas da superfície. Ao realizar uma limpeza mais intensa do tapete em intervalos mais longos, pode remover toda a sujidade que se formou ao longo do tempo, apesar da limpeza regular. A limpeza profunda com aspirador de pó aumenta a vida útil do carpete e melhora a higiene, pois também remove a sujidade, os resíduos de gordura e os odores desagradáveis que ficam presos entre as fibras.

O princípio é simples: durante a limpeza por extração por pulverização, a água e o detergente são pulverizados em uma única etapa e imediatamente aspirados novamente com a sujidade. Em uma segunda etapa de trabalho, deve-se enxaguar com água limpa para remover os últimos resíduos de detergente. O carpete também deve estar completamente seco antes de você andar sobre ele novamente. Após a secagem, pode então ser bem aspirado mais uma vez.

Dicas adicionais para trabalhar com o limpador de extração em spray:

  • Idealmente, a poeira deve ser removida com um pano de algodão macio e seco. Alternativamente, existem panos de pó especiais, que são carregados eletrostaticamente e, portanto, recolhem a sujeira com mais eficiência.
  • Se você dobrar o pano duas vezes, terá oito partes iguais do pano, que poderá usar uma após a outra para tirar o pó. Isso significa que o pano pode ser usado por mais tempo antes de precisar ser lavado.
  • Não se esqueça de tirar o pó de pequenas superfícies, como molduras de quadros e portas, radiadores e folhas de plantas domésticas. Ao fazer isso, sempre trabalhe sistematicamente de cima para baixo.
  • Tirar o pó com um pano úmido pode parecer lógico a princípio, mas esse método geralmente apenas espalha a poeira. Se ainda quiser tirar o pó com um pano úmido, o pano não deve estar muito molhado, senão deixará água na superfície.

Lavar carpete

Dependendo do material e tamanho, também é possível lavar tapetes. Tapetes menores feitos de algodão, lã ou fibras sintéticas (como poliéster) são particularmente fáceis de limpar. Por isso, podem ser lavados à mão ou na máquina de lavar a 30 °C em um programa de lavagem delicada.Para todos os outros materiais, como veludo, sisal ou fibra de coco, é melhor limpar apenas com água e um produto de limpeza adequado em áreas específicas.

Removendo manchas de tapetes

Seja ao comer, ao assistir TV no sofá ou quando as crianças estão brincando em casa – restos de comida, bebidas e sujeira costumam cair no carpete mais rápido do que você pode reagir. Mas não entre em pânico: com as dicas certas, você pode se livrar das manchas.

Dica 1: haja rapidamente

Especialmente para manchas húmidas, é necessária uma ação imediata, pois os líquidos podem penetrar rapidamente nas fibras do tapete e, muitas vezes, são ainda mais difíceis de remover. Se ocorrer um acidente, deve-se absorver rapidamente os líquidos com um pano seco ou muita papel de cozinha. No entanto, não aplique pressão ao fazer isso, pois o vinho tinto, o suco, etc. podem penetrar ainda mais no tapete e danificar suas fibras.

Dica 2: Experimente primeiro com água

Aproximadamente 90% de todas as manchas são solúveis em água. Antes de recorrer a detergentes ou remédios caseiros, vale a pena experimentar primeiro um pano limpo e um pouco de água morna. Se a mancha se dissolver, você pode removê-la das fibras fazendo leves movimentos circulares de baixo para cima. Para manchas que não se dissolvem, um removedor de manchas universal pode ajudar: pulverize o removedor de manchas em um pano resistente à cor e aplique na área afetada até que a mancha se dissolva. Com ambos os métodos, você deve sempre garantir que usa uma área limpa do pano.

Os melhores remédios caseiros para limpar tapetes

Fermento em pó: O bicarbonato de sódio é um produto multiuso em casa e também pode ser usado para remover manchas. Para isso, coloque um pouco de bicarbonato de sódio na área afetada e pingue água quente cuidadosamente sobre ele. Isso abrirá os poros das fibras. Depois de algumas horas de contato, o bicarbonato de sódio pode ser enxaguado ou aspirado novamente. A mancha deve ter desaparecido.

Bicarbonato de sódio: Para além do fermento em pó, o bicarbonato de sódio também é um remédio caseiro comprovado para tapetes sujos. Espalhe uniformemente sobre a mancha, umedeça com água e deixe atuar. Assim que tudo estiver seco, aspire os resíduos de pó com o aspirador.

Vinagre: O vinagre não só ajuda a eliminar a sujidade e o calcário, como também combate as nódoas. Para limpar carpetes, o melhor é usar essência de vinagre, pois é incolor e pode ser diluído em água. Misture água e essência de vinagre na proporção de 1:1 e use um pano de algodão para aplicar essa mistura na mancha. Ao fazer isso, aplique apenas a área afetada com cuidado – não esfregue. Deixe-o agir por meia hora e, em seguida, limpe-o novamente com água limpa.

Espuma de barbear: Coloque a espuma sobre a mancha e esfregue lentamente com uma escova ou pano. Deixe atuar durante pelo menos uma hora. Depois, pode utilizar um pano para limpar cuidadosamente a espuma de barbear juntamente com a sujidade solta.

Sal: Um remédio caseiro comprovado para manchas de vinho tinto é o sal: começando de fora para dentro, polvilhe o sal sobre a mancha e deixe secar. O líquido é absorvido pelos grãos de sal. Depois de algumas horas, o sal pode ser simplesmente aspirado.
No entanto, para carpetes delicados e manchas que já secaram e não podem ser removidas com detergentes convencionais e remédios caseiros, deve sempre considerar a limpeza profissional do carpete.

Refrescar as fibras do carpete com o limpador a vapor

Quando se movem móveis, é comum surgirem amassados no carpete que são claramente visíveis onde os móveis estavam. Para resolver isso, pode-se usar um limpador a vapor para levantar as fibras do carpete e fazer com que os amassados desapareçam. Basta colocar um pano seco na área afetada e borrifar com vapor quente. A água faz com que as fibras inchem lentamente e voltem à sua forma original.

Uma alternativa é usar um tapete deslizante, que pode ser acoplado ao bocal do limpador a vapor e movido suavemente sobre o carpete. Um efeito positivo adicional é que isso não apenas levanta as fibras, mas também reduz os odores desagradáveis no carpete.

Essa abordagem também pode ser usada após a limpeza do carpete ou simplesmente para refrescar as fibras do carpete ocasionalmente, mantendo-o com uma aparência bonita por mais tempo.

Encontre o produto certo para tapetes

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top