Neoparts

Limpeza de Caravanas

Para muitos, as caravanas ou os campistas são o epítome da liberdade. Graças a eles, sempre têm um teto sobre a cabeça quando estão de férias e são totalmente flexíveis. Tal como os carros, as autocaravanas e as caravanas requerem uma limpeza regular, tanto no exterior como no interior. Afinal, pó, chuva, folhas, insetos e outros elementos, assim como a vida cotidiana, deixam sua marca no espaço de convivência. Aqui estão dicas e conselhos úteis sobre como limpar a sua caravana ou atrelado.

Por que limpar um trailer e uma caravana?

A razão pela qual deve limpar uma caravana ou trailer é óbvia. Em primeiro lugar, é uma questão de estética e bem-estar, especialmente no que se refere ao interior. Por outro lado, uma caravana limpa por fora aumenta a segurança na estrada, uma vez que retrovisores e para-brisas sujos podem restringir a visibilidade e, assim, tornar-se perigosos. Por último, mas não menos importante, a limpeza regular ajuda a manter o valor do veículo. Por estas razões, deve limpar bem a sua caravana pelo menos uma vez, de preferência duas vezes por ano. Idealmente, no outono, quando a maioria dos proprietários estaciona a caravana para o inverno, e novamente na primavera, antes de sair em viagem novamente. Mas também é aconselhável remover os vestígios das últimas férias, tanto no interior como no exterior, especialmente após um período prolongado de utilização da caravana.

Por que limpar um trailer e uma caravana?

Quando se trata de limpar um trailer ou caravana, a primeira coisa a considerar é onde fazê-lo. Esses veículos não podem ser lavados em qualquer lugar, talvez nem mesmo em sua própria propriedade. Afinal, agentes de limpeza nocivos podem acabar no meio ambiente durante o processo. Em muitos lugares, lavar o veículo em sua própria propriedade também é proibido. Para estar seguro, é melhor limpar o trailer ou caravana em um lava-rápido designado.

Áreas de lavagem self-service especiais para autocaravanas, por exemplo, nos Kärcher Clean Parks, são particularmente adequadas para limpar a sua caravana. A caixa de lavagem para veículos grandes tem mais espaço, para que a sua caravana possa caber debaixo dela, pois tem mais de 2 metros de altura. As escovas na caixa de lavagem devem sempre ser verificadas quanto à limpeza e enxaguadas brevemente com água antes do uso, pois pequenas partículas de sujeira nas escovas de lavagem podem deixar arranhões nas superfícies sensíveis.

Para os proprietários de caravanas que não desejam limpá-las por conta própria, as lavagens de camiões e autocarros podem ser uma opção. No entanto, é importante saber de antemão se a instalação também é adequada para caravanas. Além disso, é importante ler as informações fornecidas pelo fabricante, pois nem todos os veículos são adequados para uma lavagem automática. Especial atenção deve ser dada às janelas, vedações e construção do telhado, pois podem apresentar problemas durante a lavagem.

Limpeza de caravanas e autocaravanas passo a passo

Ao limpar autocaravanas e caravanas, deve ter em consideração tanto o exterior, incluindo toldos, o interior e os depósitos de água. Com as dicas a seguir, a limpeza pode ser feita de forma rápida e fácil por si mesmo.

Limpe o exterior da caravana e do campista

Assim que o clima permitir e encontrar um local adequado para limpar a sua autocaravana ou caravana, estará pronto para começar. Ao limpar o exterior, é importante começar pelo teto, depois pelas laterais e finalmente pelos aros. As laterais devem ser sempre limpas de baixo para cima, para que seja mais fácil identificar quais áreas já foram limpas, especialmente ao usar produtos de limpeza. Para a limpeza da sua autocaravana ou caravana, pode utilizar as seguintes ferramentas:

  • Champô para automóveis, limpadores de espuma ultra ou limpadores especiais para caravanas e autocaravanas (nota: estes não devem conter ingredientes abrasivos, pois podem danificar o exterior)
  • Removedor de insetos
  • Limpador de jantes e escova de limpeza de jantes
  • Limpador de vidros para automóveis e limpador de acrílico, se necessário
  • Escova de limpeza e lavadora de alta pressão; alternativamente, uma mangueira de jardim
  • Se necessário, tubo de jato telescópico
  • Água morna
  • Esponja ou pano
  • Pano de microfibra
  • Desinfetante
  • Agente desinfetante
  • Agente descalcificante

A forma mais rápida de limpar o exterior da sua caravana é com uma máquina de lavar de alta pressão e shampoo para automóveis. No entanto, se você quiser limpar o telhado, não deve subir nele ou usar uma escada, pois há um risco de tombamento devido ao forte jato de água. A maneira mais segura é trabalhar a partir do solo com uma lança de pulverização telescópica. Algumas estações de lavagem têm andaimes para ajudar na limpeza de veículos altos com segurança. Ao usar a lavadora de alta pressão, é importante proceder com cuidado e usar o jato de água o mais suave possível, mantendo uma distância mínima de 30 cm. A decoração, as grelhas de ventilação e as vedações devem ser limpas separadamente. Para proteger os dutos de ar do refrigerador, é recomendável instalar as tampas de inverno antes da lavagem.

Se tiver apenas uma escada disponível, pode usar um limpador em espuma. Molhe o teto e as laterais com o limpador em espuma, utilize uma escova macia e depois enxague com uma mangueira. As juntas devem ser evitadas e tratadas com glicerina ou talco.

Para limpar os vidros do seu veículo, é melhor usar um limpador de vidros automóvel. Basta borrifar e espalhar com um pano de microfibra limpo. Em geral, as janelas dos compartimentos são de acrílico ou plástico. Para limpá-las, existem limpadores especiais para acrílico. No entanto, também podem ser limpas com um limpador de vinagre. Não utilize uma escova para limpar essas janelas, pois podem ficar riscadas. Para obter um resultado sem riscos, pode enxaguar as janelas com água após a limpeza e depois secá-las com uma camurça ou pano de cozinha comum.

Dica

Se houver resíduos de insetos aderidos às janelas, faróis ou ao teto da caravana, as áreas podem ser limpas com um removedor de insetos e depois enxaguadas com uma lavadora de alta pressão ou com uma mangueira.

As cavidades das rodas e os aros também podem ser limpos com a lavadora de alta pressão. Para limpar áreas de difícil acesso, como as caixas das rodas, um tubo de jato variável com uma junta de 360° pode ser conectado à lavadora de alta pressão. Para a limpeza do aro, recomenda-se um limpador de aro. Alternativamente, uma mistura de água morna e um pouco de vinagre pode ser usada. Para sujeira persistente, uma escova de lavagem de rodas também é útil para limpar entre as lacunas.

Dica

Faz sentido limpar a sua caravana ou autocaravana em dias secos. No entanto, deve evitar sol forte, caso contrário, os produtos de limpeza usados irão secar muito rapidamente, causando manchas desagradáveis. Pela mesma razão, é sensato limpar completamente um lado do reboque ou caravana antes de passar para o próximo.

Tanque de água limpa e toldo

Os depósitos de água da sua caravana ou autocaravana são habitats para microorganismos. Não só o calcário deve ser removido regularmente do sistema de água, mas também o chamado biofilme que se forma com o tempo e no qual as bactérias se estabelecem. É uma camada viscosa nas paredes do depósito e descoloração nas tubulações. Os depósitos de água devem, portanto, ser limpos pelo menos uma vez por ano, mas de preferência antes e depois da temporada de campismo. Primeiro, esterilize, depois desinfete e use um agente de descalcificação e, em seguida, enxague bem o depósito de água, de acordo com as instruções do produto.

Os toldos também precisam de ser limpos em intervalos regulares. Com sujidade normal, basta limpar a superfície com um pouco de água morna e uma escova, pano ou esponja. Se a sujidade for mais persistente, pode utilizar água com sabão suave ou detergente para a loiça. O tecido deve secar ao ar livre antes de o toldo ser enrolado novamente ou guardado.

Limpe o interior do campista e da caravana

Após uma limpeza completa do exterior, pode concentrar-se na limpeza do interior da caravana. Antes de começar, deve remover todos os objetos móveis e, se necessário, separar imediatamente as coisas de que já não precisa. Utilize os seguintes itens para limpeza:

  • Água morna
  • Esponja e pano
  • Produto de limpeza doméstico
  • Aspirador de pó ou aspirador de líquidos/secos
  • Limpador a vapor
  • Se necessário, aspirador de pó ou removedor de manchas

Ao limpar o interior, em geral, deve utilizar água com moderação, pois a humidade pode rapidamente causar o aparecimento de bolor numa caravana, devido ao seu design especial e, no pior dos casos, danificar o chassis. Os resíduos de água devem ser sempre limpos. Além disso, é útil limpar com as janelas abertas, para que a humidade gerada pela limpeza possa escapar.

Para limpar estofos, colchões e alcatifas, use um aspirador de pó ou um aspirador de líquidos/secos para remover o pó e a sujidade. Em seguida, deixe-os secar ao ar livre durante a limpeza. Para sujidade ou manchas mais persistentes, pode-se utilizar um limpador de alcatifas. Como alternativa, também é possível limpar manchas com um produto de limpeza especial.

Para limpar o interior das janelas, siga os mesmos passos descritos acima. No entanto, é importante observar que diferentes produtos devem ser usados para limpar janelas de vidro e janelas de plástico. Certifique-se de usar o produto correto para evitar manchas ou danos ao material da janela.

Depois disso, é importante aspirar todo o interior cuidadosamente, não apenas o chão, mas também os armários e espaços de armazenamento, incluindo compartimentos e gavetas. Em seguida, passe um pano úmido. Você pode optar por adicionar um limpador multiuso suave à água, mas tenha cuidado com limpadores de espuma, pois eles podem conter solventes e danificar algumas superfícies.

Depois, é hora de limpar o frigorífico. Primeiro, retire todas as prateleiras e lave-as com detergente e água morna. Em seguida, use um pano limpo e limpe a parede traseira do frigorífico. Para evitar a formação de mofo, deve deixar a porta do frigorífico aberta quando não estiver em uso, como durante o inverno.

Para terminar, é hora de limpar a bancada da cozinha e o fogão. Se levantar as tampas da grelha e dos queimadores do fogão a gás, certamente notará alguma contaminação, mas isso é facilmente removido com um pouco de água morna e um produto de limpeza. O calcário na área da cozinha pode ser removido com vinagre, bem como obstruções nos ralos. Manchas incrustadas e resíduos de gordura no cooktop também podem ser facilmente removidos com um limpador a vapor.

Dica

Se uma caravana não for movida durante o inverno, é recomendado colocar um desumidificador no interior para evitar que a humidade se acumule.

Encontre o produto certo para lavagem de caravanas

Precisa de ajuda? Fale connosco:
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top