Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

Limpeza de caixotes do lixo

Os contentores de lixo são uma necessidade em todas as casas. No entanto, para além de separar e descartar corretamente os resíduos, é importante limpar os contentores de lixo regularmente. Caso contrário, não só terá de lidar com odores desagradáveis, como também poderá descobrir que pragas como larvas começam a sentir-se em casa nos seus contentores. Mas como limpar adequadamente esses contentores de lixo de plástico? Para além de utilizar remédios caseiros para combater odores e sujidade, também existem muitos dispositivos diferentes que podem ser utilizados para limpar contentores de lixo. Confira estas dicas e truques!

Limpeza manual da lixeira

No calor intenso do verão, pode ser difícil lidar com o cheiro desagradável e o desconforto ao caminhar até a lixeira, principalmente quando há resíduos orgânicos ou biodegradáveis como carne, que podem apodrecer rapidamente. Isso não só causa mau cheiro, mas também pode atrair larvas para a lixeira. Para evitar esse problema, é importante limpar a lixeira regularmente. Para começar, remova a sujeira e os restos de alimentos da lixeira. Em seguida, use uma mangueira de jardim, uma escova ou uma escova de mão para limpar o interior. Borrife água na parte superior da lixeira, de modo que a sujidade mais grossa se acumule no fundo. Certifique-se de descartar a água suja de forma adequada no ralo, em vez de despejá-la em outro lugar. A limpeza regular da lixeira ajuda a evitar o mau cheiro e também evita a proliferação de pragas na lixeira.

Especialmente nos dias quentes de verão, pode ser uma tarefa e tanto caminhar até a lixeira devido aos cheiros emitidos ou ao desconhecimento do que está dentro. Resíduos orgânicos ou biodegradáveis, como carne, começam a apodrecer muito rapidamente. O resultado não é apenas um fedor desagradável, mas às vezes você pode encontrar larvas na lixeira depois de um tempo. A limpeza regular da lixeira elimina odores desagradáveis ​​e também os previne. Para preparar a lixeira para limpeza, primeiro remova a sujeira e qualquer alimento solto ou detritos de dentro. Agora é hora de limpar bem o interior. Usando uma mangueira de jardim, uma escova de esfregar ou uma escova de mão, você poderá liberar a maior parte da sujeira da lixeira. Use a mangueira para borrifar o interior da lixeira de cima para baixo até que a sujeira grossa se acumule no fundo. Essa água suja não deve simplesmente ser despejada em um canteiro de flores ou na rua, mas deve ser descartada adequadamente no ralo.

Dica

Recolha os resíduos orgânicos em sacos de lixo designados ou embrulhe-os em jornal antes de descartá-los. Isso mantém o lixo limpo por mais tempo.

Tratamento especial para lixeiras infestadas de insetos

Antes de limpar o contentor do lixo, certifique-se sempre de que não há pragas instaladas. É mais provável que isso aconteça no verão, quando os resíduos orgânicos começam a decompor-se. As larvas, em particular, podem tornar a sua lixeira sua casa. Devido às temperaturas mais altas e ao ambiente húmido dentro do contentor, às vezes as moscas decidem colocar seus ovos ali, resultando numa infestação de larvas. Como isso pode espalhar-se rapidamente para os contentores do lixo próximos, as larvas brancas devem ser removidas antes de iniciar a limpeza. Um remédio caseiro simples é tudo o que precisa. Lave o contentor do lixo com uma mistura de sal, vinagre e água morna.

Misturas como esta desinfetam a superfície do plástico e neutralizam odores desagradáveis. Como alternativa, pode utilizar um detergente especial para limpeza de plástico, que pulveriza especificamente no contentor do lixo e depois enxagua com água limpa.

Use a pressão da água para lavar a lixeira

Para realizar uma limpeza completa, recomenda-se o uso de uma lavadora de média pressão. O jato de água pode ser usado para remover efetivamente depósitos difíceis e resíduos presos.

Veja como limpar com a lavadora de média pressão:

  1. Conecte a mangueira de jardim ao conector fornecido. Para iniciar o dispositivo com uma bateria de 18V totalmente carregada, é necessário liberar a trava. Para iniciar a limpeza, basta pressionar o botão.
  2. Lave o interior da lixeira de cima para baixo com o jato de água. A sujeira se soltará e se acumulará no fundo da lixeira. Se necessário, a lixeira deve ser esvaziada no meio e o conteúdo descartado em um ralo.
  3. Em seguida, enxágue bem a lixeira até que toda a sujeira tenha desaparecido.
  4. Por fim, borrife rapidamente a parte externa da lixeira com a lavadora de média pressão.

Dica

Para evitar que a água se acumule dentro da lixeira durante a limpeza, é possível inclinar a lixeira para o lado para que a água escorra diretamente para fora. Para uma limpeza mais prática, recomenda-se uma pistola de pulverização com junta ajustável de 360 graus. Quando conectada a uma extensão da pistola e posicionada em ângulo reto, é possível limpar a lixeira verticalmente de maneira conveniente.

Se pretende eliminar odores persistentes, por que não experimentar um agente de limpeza que pode ser aplicado com a ajuda de um bico de espuma, por exemplo? Para a limpeza de lixeiras, é uma boa escolha utilizar um detergente específico para limpeza de plástico. Além de proporcionar um elevado desempenho de limpeza, este detergente remove eficazmente a sujidade presa e oferece uma proteção duradoura para a cor e o material da lixeira.

Para sujidades muito difíceis que não podem ser removidas apenas com jato de água, pode experimentar uma escova de lavagem para uma limpeza completa e sem salpicos. Para isso, prenda a escova na lavadora de média pressão e coloque as cerdas extralongas no fundo da lixeira. O bocal na escova permite esfregar e jatear alternadamente. A cabeça rotativa permite limpar locais de difícil acesso. Alternativamente, pode utilizar o blaster de sujidade incluído no conjunto. Este assegura uma limpeza profunda com o seu jato rotativo.

Também é possível utilizar uma lavadora de alta pressão para limpar lixeiras. No entanto, o bico ou a pistola de jato devem ser ajustados para a pressão mais baixa possível para reduzir o retorno de água. Com o recurso de agente de limpeza disponível no equipamento, é possível aplicar detergente nas superfícies com a lavadora de alta pressão em baixa pressão. Deixe-o agir por um tempo e depois enxágue com água limpa até que toda a sujeira seja removida. Para sujeiras leves, uma mangueira de jardim também é suficiente, especialmente em combinação com uma pistola de limpeza, que permite uma limpeza sem esforço graças ao seu jato rotativo.

Deixe a lixeira secar depois de lavá-la

Independentemente de ter lavado a lixeira à mão ou com um aparelho, é importante deixá-la secar bem antes de colocar novos sacos de lixo no interior. Se houver alguma humidade, pode criar condições favoráveis ao desenvolvimento de bolor. É recomendado colocar a lixeira de cabeça para baixo contra uma parede depois de limpa, permitindo que o excesso de água escorra e o ar circule bem dentro da lixeira. Para acelerar o processo, pode-se utilizar jornal velho, que é altamente absorvente e pode ser usado para limpar e secar a lixeira ao mesmo tempo. Alternativamente, também pode-se utilizar um aspirador de pó e líquido para retirar a humidade da lixeira.

Encontre o produto certo para limpar os caixotes do lixo

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top