Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

LIMPEZA DE AZULEJOS

Os ladrilhos são um dos revestimentos de piso mais populares e por um bom motivo: eles são resistentes e, na maioria dos casos, fáceis de cuidar. No entanto, existem alguns pontos a serem considerados ao limpá-los.

Limpar os diferentes tipos de azulejos corretamente

Existem inúmeros tipos de telhas. Para limpá-los da maneira mais eficaz, é importante primeiro identificar corretamente o material da telha. Os tipos mais comuns são os azulejos cerâmicos, como o grés fino, o vitrificado, o grés, o terracota e o clínquer. O componente básico de todas as telhas disponíveis no mercado é a argila que, dependendo do tipo, é composta por diferentes agregados e queima a diferentes temperaturas. No entanto, ocasionalmente também encontramos telhas de pedra natural e artificial em residências particulares, e é aqui que você deve ter um cuidado especial com o processo de limpeza.

glasierte_fliesen_reinigen

Telhas de vidro

Os azulejos vitrificados geralmente se referem a azulejos de grés aos quais é aplicado um revestimento semelhante ao vidro na camada superior. Isso proporciona uma superfície lisa e fechada e uma ampla variedade de texturas e cores. Os azulejos esmaltados são caracterizados por terem uma borda e uma camada superior de cores diferentes. Devido à sua superfície lisa, os azulejos geralmente são fáceis de limpar e não exigem cuidados especiais.

 

Azulejos de grés fino

Graças à sua robustez e aparência visual, cada vez com mais frequência, os ladrilhos de grés fino são colocados em todo o espaço habitacional. O grés fino está disponível em seda mate, polido brilhante, com estrutura (por exemplo, ardósia) ou impresso (por exemplo, madeira). O grés fino é geralmente de cor sólida e é caracterizado pelo fato de parecer igual de todos os lados. A única exceção aqui é o grés fino impresso.
O grés fino tem uma superfície microporosa e, portanto, é melhor limpar com panos de microfibra, cujas fibras finas podem penetrar nas pequenas áreas irregulares da superfície. Caso contrário, aplica-se o mesmo procedimento que para ladrilhos esmaltados.
Para grés fino estruturado, recomendamos uma limpeza longitudinal e transversal em toda a superfície – obtém-se, assim, excelentes resultados de limpeza até à profundidade da estrutura. O revestimento do piso é resistente à maioria dos álcalis e ácidos e é resistente a solventes orgânicos. O grés fino não requer nenhum cuidado adicional além da correta limpeza

Azulejos de pedra natural e artificial

Pedra natural inclui materiais como granito, mármore, pedra jurássica e ardósia. Pedra plástica é composta de minerais (geralmente cimento) ou materiais ligados à resina e é fabricada com agregados como areia, seixos, mármore ou outros materiais. Alguns exemplos comuns de pedra plástica são pedra artificial, concreto agregado aparente ou mármore Agglo.

Para remover sujeiras minerais, como ferrugem, calcário ou resíduos de cimento, detergentes ácidos (com valor de pH < 7) ou remédios caseiros como vinagre ou ácido cítrico podem ser utilizados. No entanto, como muitos tipos de pedras naturais e plásticas são sensíveis a ácidos, recomendamos que você faça um teste prévio em uma área discreta antes de aplicar o produto. Para realizar o teste, aplique algumas gotas de limpador ácido na superfície em uma área discreta e verifique se o ácido começa a formar espuma. Se isso acontecer, a pedra é sensível a ácidos e não deve ser limpa com detergentes ácidos.

Azulejos mais limpos em apenas dois passos

O método mais comum para limpeza envolve a combinação de aspiração e um pano úmido. Primeiro, use um aspirador de pó para remover a sujidade solta, como poeira e cabelos. Se o chão estiver muito sujo, como em garagens ou áreas externas, é recomendado um aspirador multiuso. Em seguida, use um esfregão ou limpador de chão para limpar a superfície. É recomendado espremer o pano de limpeza regularmente com uma prensa de pano de limpeza para evitar o contato direto com a sujeira. Comece a limpeza pelas bordas da sala e avance em movimentos uniformes para o canto mais traseiro até a porta. Este método pode ser rápido, mas a sujeira persistente pode requerer mais ações para removê-la. Manchas secas na cozinha geralmente precisam de mais de uma tentativa para serem removidas. Além disso, a maioria dos limpadores de piso usa muita água, o que significa que a superfície pode levar mais tempo para secar.

Removendo cinza em azulejos

Se um pavimento de azulejo for mal tratado durante um período prolongado, por exemplo, usando demasiado detergente ou pano de limpeza, isso pode levar ao envelhecimento. Isso causa a formação de camadas de sujidade e detergente que, com o tempo, levam a um aspeto desagradável. Para remover esta aparência acinzentada, os primeiros ciclos de limpeza devem ser realizados apenas com água morna. Se aparecer espuma na água suja durante o processo de limpeza, isso é um bom sinal de que o resíduo de detergente antigo foi removido. Neste caso, repita o processo até que não se forme mais espuma. Como alternativa, as esponjas de melamina, também conhecidas como esponjas mágicas, são uma boa opção para remover as manchas acinzentadas.

Dicas de especialistas

Independentemente de existir ou não acinzentado, recomendamos que comece por tratar uma pequena área da superfície numa área pouco perceptível e, após a secagem, observe a diferença para a superfície que não foi limpa. Se souber a marca do revestimento do piso, também é recomendável consultar as instruções de limpeza e cuidado fornecidas pelo fabricante do revestimento do piso.

Removendo a película de cal dos ladrilhos

O calcário não é apenas um problema na casa de banho: com o tempo, durante a limpeza, também pode surgir uma película branca de cal, se a água for muito calcária. Essa película ocorre principalmente em ladrilhos escuros e muitas vezes só é notada quando as áreas frequentemente pisadas são polidas pelo calçado e começam a ter um aspeto oleoso.

Para remover o filme de cal, utilize um limpador sanitário ácido. Como alternativa, pode utilizar remédios caseiros, como vinagre ou ácido cítrico. Ao utilizar produtos de limpeza ácidos, as juntas dos ladrilhos devem ser sempre previamente regadas para que não sejam agredidas pelo detergente. Para fazer isso, basta limpar a superfície com água limpa. Dilua o limpador em água de acordo com as instruções e aplique-o com um esfregão. Durante aproximadamente cinco minutos de contato, a superfície pode ser processada posteriormente com o esfregão, mas a solução de limpeza não deve secar. Em seguida, utilize um limpador de chão ou esfregão e água limpa para limpar a superfície novamente até que todos os resíduos de detergente sejam removidos. Ao fazer isso, troque a água várias vezes. Sob certas circunstâncias, para filmes de cal extremamente finos,

Limpeza higiênica com o limpador a vapor

Uma alternativa real aos limpadores mecânicos são os limpadores a vapor. Eles produzem vapor quente e, portanto, funcionam de maneira particularmente higiênica. Graças às altas temperaturas, até 99,99% das bactérias e vírus são removidos, sem a utilização de detergentes químicos. O vapor quente também solta a sujeira mais difícil e remove a gordura, o que significa que os pontos fortes do limpador a vapor ficam particularmente claros na cozinha. Os limpadores a vapor são adequados para pessoas alérgicas e famílias com crianças pequenas que não devem entrar em contato com produtos de limpeza agressivos no chão. Uma vez que a produção de vapor desmineraliza a água, o vapor não deixa resíduos de calcário nem manchas de limpeza. Graças ao calor, o piso seca rapidamente e pode ser pisado novamente mais cedo.

Panos de limpeza adequados para o chão ou bico de mão são usados para limpar os ladrilhos. Assim como na pós-limpeza, as coberturas de microfibra devem ser usadas em ladrilhos de grés fino. Mova o bocal de chão ou de mão de um lado para o outro rapidamente em movimentos sobrepostos quando o vapor for liberado. Ao fazer isso, apenas a quantidade de vapor necessária para soltar a sujeira é liberada. A sujeira solta é absorvida pelo pano; as coberturas sujas devem, portanto, ser substituídas regularmente. Para limpar as juntas, desloque a escova para pavimentos para cima e para baixo e de um lado para o outro (em forma de cruz) sobre a zona a limpar. Para uma limpeza profunda, as juntas também podem ser limpas separadamente.

Durante o primeiro ciclo de limpeza com o limpador a vapor, podem formar-se riscos. Estes são formados por resíduos de detergente e são removidos limpando várias vezes com o limpador a vapor.

Rápido e fácil: Limpador elétrico de pisos

Os azulejos são limpos de forma particularmente rápida e minuciosa com um limpador elétrico de pavimentos. Os rolos de limpeza dos dispositivos giram a 500 voltas por minuto e removem a sujeira mais difícil sem esforço. A água suja é coletada em um tanque separado para que você sempre use água limpa ao limpar. O FC 7 Cordless remove até mesmo a sujeira solta, o que significa que a área não precisa ser aspirada previamente. O detergente especial RM 537 é adequado para azulejos, pedra e pedra natural.

Encontre o produto certo para Azulejos

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top