Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

Limpar jantes

Sujeira teimosa se acumula nos aros ao longo do tempo, como sujeira da estrada, poeira de freio ou sal da estrada. Para garantir que os aros de alumínio mantenham seu brilho e os aros de aço permaneçam livres de ferrugem por muito tempo, recomenda-se uma limpeza completa do aro regularmente. Com essas dicas de como limpar aros, é rápido e fácil.

Melhor forma de limpar jantes: passo a passo

Belos aros realçam a aparência de qualquer carro. Mas a umidade, a sujeira da estrada, a poeira dos freios e o sal da estrada cobram seu preço. Com o tempo, a sujeira pode realmente queimar nos aros. Torna-se cada vez mais difícil remover completamente a poeira e a sujeira. A limpeza regular e completa do aro é, portanto, aconselhável. É particularmente fácil mudar de rodas de verão para rodas de inverno e vice-versa. As rodas podem então ser limpas e armazenadas. No entanto, eles também precisam de cuidados regulares durante o ano.

E é isso que você precisa para limpar bem os aros:

  • Uma lavadora de alta pressão ou um balde de água
  • Um limpador de aro
  • Um pincel (aro)
  • Uma esponja
  • Um pano macio, por exemplo, microfibra ou couro

Isto é o que fazer:

1. Aplique limpador de aro

Contra a sujeira mais difícil, como poeira ou sal da estrada, borrife o limpador de aro no aro de alumínio ou aço e deixe-o agir. A borda deve estar seca durante a aplicação. Para melhores resultados, o limpador adere melhor a uma superfície seca.

Certifique-se de que o produto de limpeza seja o mais isento de ácido possível, pois é mais suave para o material. Limpadores de aro ácidos (pH entre 1 e 5) podem atacar a superfície do aro ao longo do tempo, tornando-os inadequados especialmente para materiais brilhantes, como aros cromados ou aros de liga.

2. Enxágue o aro e remova a sujeira grossa

O próximo passo é enxaguar o aro com a  lavadora de alta pressão  (jato plano),  limpador de mão ou com um balde de água morna e uma esponja. Ao limpar à mão, devem ser usadas luvas de proteção para que a pele não entre em contato com a sujeira.

Se você não usar um limpador, ainda pode limpar o aro dessa maneira, ou seja, remova qualquer sujeira superficial e prepare-se para uma limpeza completa.

3. Limpe os poços das rodas

Ao mesmo tempo, você pode limpar as cavidades das rodas do carro, de preferência com a lavadora de alta pressão e o bocal de jato plano. Dica: locais de difícil acesso podem ser limpos ainda mais facilmente com a lavadora de alta pressão usando uma  junta de bico variável. 

4. Limpe bem o aro

Agora é hora de uma limpeza completa do aro: Muitas vezes, apesar do detergente e da pré-limpeza, a sujeira persistente permanece no aro, especialmente em espaços estreitos. Estes podem ser limpos de forma eficaz com uma  escova de lavagem de rodas . Para pontos particularmente apertados, uma escova de dentes velha e macia também é adequada.

Se os resíduos não puderem ser completamente removidos desta forma, podem ser usados ​​novamente produtos de limpeza: basta aplicar, deixar agir e enxaguar abundantemente com água limpa.

Em seguida, deixe secar o aro ou esfregue com um pano de couro. Este último é particularmente recomendado para jantes cromadas e jantes pretas, pois nelas as manchas de água são mais perceptíveis.

Como remover resíduos de sal dos aros?

Quem está na estrada com jantes de liga leve, mesmo no inverno, deve livrá-las regularmente dos depósitos de sal, pois estes agridem o material a longo prazo. No entanto, o mais tardar ao mudar de pneus de inverno para pneus de verão, todos os depósitos devem ser completamente removidos dos aros de alumínio e aço. Um limpador de aro funciona melhor. Como alternativa, alguns lava-rápidos oferecem opções especiais para a limpeza do aro

Como remover a ferrugem dos aros?

Você mesmo pode remover facilmente a ferrugem dos aros de aço usando uma escova de aço. Em seguida, retoque usando uma lixa de esmeril.

Jantes de alumínio e jantes cromadas não enferrujam, mas a humidade e o sal da estrada também podem deixar a sua marca. O material pode oxidar ou pode levar à corrosão salina. Ambos só devem ser removidos com muito cuidado, por exemplo, com uma escova macia, pois o alumínio e o cromado riscam com facilidade. A superfície deve então ser polida. Se você estiver confiante o suficiente, você mesmo pode fazer o polimento. Caso contrário, recomenda-se ter feito profissionalmente.

Qual escova de lavagem é adequada para a limpeza do aro?

Como acessório para a lavadora de alta pressão, uma  escova para lavar rodas  é uma ótima opção. Graças à sua forma especial e cerdas redondas, permite uma limpeza 360° extremamente eficaz. Mesmo os locais de difícil acesso e as menores lacunas nas bordas podem ser completamente limpos com a escova. Devido à distribuição uniforme da água, a sujeira é uniformemente dissolvida e enxaguada.

Quais remédios caseiros você pode usar para limpar os aros?

Se você não tiver um limpador de aro à mão, também pode usar remédios caseiros simples para limpá-los:

Truque 1: Limpe as rodas de liga leve com pasta de dente

Um remédio caseiro adequado para limpar o alumínio é a pasta de dente. Umedeça levemente um pano limpo e aplique um pouco de pasta de dente. Em seguida, esfregue os aros de alumínio vigorosamente com ele até que a sujeira saia. Enxágue o pano várias vezes com água limpa e torça-o. Por fim, lave novamente os aros de alumínio com água limpa e deixe secar. Devido às partículas abrasivas na pasta de dente, você também pode usá-la para polir arranhões leves. No entanto, tenha cuidado com aros altamente polidos e cromados, pois podem ser riscados pelas partículas abrasivas ou perder seu acabamento de alto brilho.

Truque 2: Limpe as rodas de liga leve com uma pasta de limpeza

Você também pode obter jantes de alumínio e co. limpe novamente com pasta de limpeza: umedeça uma esponja com água e esfregue-a sobre a pasta de limpeza para criar espuma. As jantes de alumínio podem agora ser limpas com esta espuma. Após a limpeza, enxágue os aros com água limpa. Mesmo ao usar pasta de limpeza, no entanto, cuidado se aplica a aros altamente polidos e aros cromados.

Truque 3: limpe os aros pintados e revestidos com detergente para a loiça

Em aros pintados e revestidos, sujeira e pó de freio queimado podem causar danos à pintura. A sujidade pode ser removida de forma particularmente suave com detergente para a loiça: adicione alguns esguichos em água morna e limpe a superfície com uma esponja, de preferência de microfibra. Em seguida, enxágue com água limpa e seque com um pano macio. Se este método não for suficiente para remover a sujidade, deve recorrer a um produto de limpeza de jantes sem ácido.

Dica

Antes de usar um limpador caseiro ou um novo produto de limpeza no aro, sempre teste-o previamente em um local discreto.

Qual é a melhor maneira de limpar aros cromados?

Com o tempo, os aros cromados podem perder o brilho e ficar opacos. Para remover a poeira e a ferrugem dos freios, talvez não seja possível usar limpadores de aro, pois o ácido contido pode danificar a delicada superfície cromada. Em vez disso, devem ser usados ​​agentes de limpeza suaves, como água e sabão. O bicarbonato de sódio também é um remédio caseiro adequado: adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma tigela, adicione um pouco de água mexendo sempre até formar uma pasta. Usando um pano macio, esfregue a pasta sobre a borda em movimentos circulares até que todos os depósitos sejam removidos. No entanto, existem limpadores de aro que foram desenvolvidos especialmente para cromados e dissolvem a sujeira com eficácia.

Além da limpeza, o cromo deve ser polido regularmente para manter o brilho e o aspecto especial.

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top