Neoparts

Lavagem de carros em casa

Está a tornar-se cada vez mais difícil olhar através do pára-brisa sujo do seu carro? O seu carro está coberto de pólen, folhas, sal da estrada ou excrementos de animais? Provavelmente é hora de lavar o seu carro. Se não quiser ir à lavagem automática, pode lavar o seu carro de forma rápida e fácil em casa com o equipamento certo.

Por que deve lavar o seu carro regularmente?

Lavar o carro em vias públicas é proibido em algumas áreas, independentemente de utilizar produtos de limpeza ou não. Em propriedades privadas, normalmente é permitido lavar o carro e a motocicleta. No entanto, é necessário que a água utilizada para lavar o carro em casa seja lançada na rede de esgoto. Antes de lavar o carro em casa, é importante verificar se a lavagem em propriedades privadas não é expressamente proibida. Uma alternativa segura do ponto de vista legal é lavar o carro em um lava-rápido ou em um posto de lavagem self-service.

Atenção: Siga as normas

 É proibido em vias públicas em algumas áreas. Isto é verdade independentemente de produtos de limpeza serem usados ​​ou não. Em propriedade privada, geralmente é permitido lavar o carro e a moto. No entanto, o pré-requisito é que a água utilizada para lavar o carro em casa seja lançada na rede de esgoto. Antes de lavar o carro em casa, você deve sempre primeiro verificar se a lavagem do carro em propriedade privada não é expressamente proibida. Uma alternativa legalmente segura é lavar o carro em um lava-jato ou lava-jato self-service.

Como lavar seu próprio carro: guia passo a passo

Passo 1: Remover sujeira e detritos soltos

Antes de começar a lavar o carro, remova a sujidade solta, como folhas ou pétalas, manualmente ou com uma escova macia.

Passo 2: Pré-limpeza

Agora é altura de fazer a pré-limpeza: remova a sujidade mais grossa com uma lavadora de alta pressão e utilize o bico de jato plano para evitar riscos enquanto limpa com uma escova. Alternativamente, pode fazer a pré-limpeza manualmente com uma pistola de pulverização ligada a uma mangueira de jardim ou um balde de água e uma esponja macia. Se necessário, limpe previamente os aros. As cavidades das rodas também devem ser tidas em conta durante a fase de pré-lavagem, pois a sujidade é particularmente difícil de remover nesta área. Para limpar estas zonas de difícil acesso, um acessório apropriado para a lavadora de alta pressão é um tubo de jato curto com uma articulação de 360 graus, que pode ser ajustado em qualquer ângulo. Graças a uma posição confortável das mãos, o jato de água pode ser direcionado para a frente, para os lados, para cima e para baixo.

Passo 3: Aplique o detergente

Após a etapa de lavagem, enxague todo o carro com água limpa usando a lavadora de alta pressão ou a mangueira de jardim. Certifique-se de enxaguar bem todas as áreas do carro para remover todos os resíduos de sabão. Para secar o carro, você pode usar uma toalha de microfibra ou deixá-lo secar naturalmente. Se optar por secá-lo manualmente, evite usar panos comuns, que podem arranhar a pintura. Certifique-se também de secar as áreas difíceis de alcançar, como os cantos dos para-choques e as bordas das janelas. Para um brilho final, você pode aplicar um selante ou cera para carros. Isso ajudará a proteger a pintura do carro contra a sujidade e os raios UV prejudiciais do sol.

Passo 4: Enxágue o carro

Ao utilizar a mangueira de jardim, verifique se ela possui uma pressão de água suficiente para remover a sujeira e detritos do carro. Comece enxaguando o carro de cima para baixo, trabalhando em seções, e use um bico de pulverização com um fluxo de água forte e concentrado para remover a sujeira e os detritos. Certifique-se de enxaguar completamente cada seção antes de passar para a próxima e evitar deixar a água secar na carroceria do carro.

Dica

Ao aplicar o produto de limpeza com uma lavadora de alta pressão, é melhor usar uma concentração um pouco maior do produto de limpeza com moderação, em vez de uma grande quantidade e altamente diluída, pois isso pode reduzir a eficácia.

Passo 5: Deixe o carro secar e retoque a pintura

Após enxaguar bem o carro, deixe-o secar ou use um pano de couro. Se houver pequenos amassados ​​ou arranhões perceptíveis, retoque-os. Depois de limpar bem o exterior, pode começar a limpar o interior.

Remova a sujidade teimosa do carro

Resíduo de inseto

Os resíduos de insetos podem ser removidos com um removedor de insetos especial. O resíduo pode então ser cuidadosamente removido de superfícies pintadas, grades do radiador, espelhos externos, janelas e plásticos. Basta borrifar o limpador nas áreas afetadas após a pré-limpeza do carro, deixar de molho e depois enxaguar com água limpa. Alternativamente, a sujeira pode ser embebida com uma toalha de papel molhada e simplesmente removida após uns bons 15 minutos.

Seiva de árvore

Para remover seiva de árvore da pintura do seu carro, é importante agir rapidamente. Quanto mais fresco for o resíduo, mais fácil será removê-lo com água morna e esponja, lavadora de alta pressão ou lavando o carro. Se a seiva da árvore já secou, existem dois remédios caseiros que podem ajudar: aplicar algumas gotas de degelador de fechaduras nas áreas afetadas ou aplicar um pouco de graxa, como manteiga, margarina ou óleo de cozinha. Depois de alguns minutos, a seiva pode ser removida com um pano macio.

Excrementos de pássaros

Os excrementos de pássaros que não são removidos do carro podem danificar a pintura, especialmente nos meses de verão. Não espere para removê-los. É importante salientar que os excrementos secos nunca devem ser removidos esfregando-os, pois isso pode riscar o carro. Em vez disso, mergulhe a área afetada com água morna e uma toalha de cozinha antes de lavar o carro com uma lavadora de alta pressão ou num lava-rápido. As fezes podem ser facilmente limpas com uma esponja macia ou um pano húmido.

Resíduo de Sal

No inverno, é importante lavar regularmente o carro para remover o sal e a areia das ruas, que podem aumentar a corrosão em áreas já danificadas, como a pintura que já apresenta lascas ou arranhões. O sal da estrada também deve ser removido regularmente da parte inferior do carro. Para proteger melhor a carroçaria da humidade e do sal, é recomendável lavar bem o carro antes do inverno e depois tratar a pintura com cera de polir para preservá-la.

Limpe os vidros e espelhos do carro

Para limpar os vidros do carro, especialmente o para-brisa que acumula sujeira, pólen e insetos durante os meses quentes, é recomendável usar um limpador de vidro especial para carros, que oferece uma limpeza eficaz e sem riscos, além de remover impressões digitais. Esses limpadores geralmente contêm aditivos antiestáticos que ajudam a manter as superfícies limpas por mais tempo. Para usar, basta aplicar o limpador nas superfícies de vidro, deixar agir brevemente e depois limpar com um pano de microfibra macio. Para tornar a limpeza ainda mais fácil, pode-se usar um kit de limpeza de para-brisa para raspador de gelo elétrico, que ajuda a remover a sujeira presa sem esforço graças à sua poderosa rotação. É importante manter os vidros do carro limpos, pois a sujeira pode limitar a visibilidade e ser perigosa durante a condução.

Perguntas frequentes

É recomendável lavar o carro regularmente para mantê-lo em boas condições e preservar seu valor. Isso é especialmente importante durante o inverno, quando o sal e a areia nas estradas podem danificar a pintura, e no verão, quando os excrementos de pássaros e o pólen podem ser um problema. É importante remover essas sujeiras rapidamente para evitar danos permanentes. É recomendado que os carros sejam lavados pelo menos uma vez por mês, e os motoristas frequentes podem precisar lavar com mais frequência, dependendo do nível de sujeira acumulado.

O carro deve ser lavado em qualquer altura do ano. Na primavera, é importante remover os vestígios do inverno. Também é aconselhável remover o pólen da tinta. No verão, a sujidade pesada, como restos de insetos ou excrementos de pássaros, devem ser removidos o mais rapidamente possível. Isto porque o calor intenso causado pela luz solar pode queimar a sujidade na pintura, tornando difícil a remoção. No outono, as folhas devem ser removidas do carro e, no inverno, a lavagem regular do carro é importante para evitar que o sal e a areia da estrada danifiquem a pintura.

Geralmente, não lave o carro no sol do meio-dia, pois as soluções de limpeza tendem a secar mais rápido, devido ao calor. Isso pode danificar a pintura. No inverno, deve-se evitar lavar o carro em temperaturas abaixo de zero, pois as vedações de borracha e as peças de plástico, principalmente, podem ser danificadas por mudanças bruscas de temperatura.

Esteja sempre atento ao lavar seu carro com um jato d’água, use o jato plano em vez do bico do rotor. Mantenha uma distância de pelo menos 15 centímetros ao lavar a carroceria do carro e de 30 centímetros ao lavar os pneus. Sempre limpe de baixo para cima para evitar pontos sem lavar ou manchas na superfície do carro.

Com o método correto e mantendo uma distância mínima de 30 centímetros da superfície, os pneus não serão danificados.

Encontre o produto certo para lavagem de carros

Precisa de ajuda? Fale connosco:
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top