Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

Casas de Banho

CASAS DE BANHO

A casa de banho é um dos lugares da casa onde podem ser encontradas inúmeras bactérias. Por isso, é importante que as tarefas de limpeza sejam bem executadas.

Limpeza rápida e fácil: dicas importantes para uma casa de banho limpa

Se tem uma casa de banho funcional ou um grande spa em casa, manter o seu próprio banheiro limpo é uma prioridade para muitas pessoas. Além da aparência geral, também existem razões higiénicas para limpar a casa de banho: a limpeza inadequada permite que bactérias e fungos se reproduzam facilmente e formem mofo. As condições ideais para isso são criadas com altos níveis de humidade e calor, por isso é importante limpar regularmente as superfícies, as zonas húmidas, as sanitas e os azulejos.

Com que frequência deve limpar o seu banheiro?

Na maioria das vezes, a frequência com que deve limpar a casa de banho depende da frequência com que é utilizada. Se for uma pessoa a usar, cria menos sujidade do que uma família com várias pessoas, pelo que a frequência de limpeza deve ser adaptada de acordo. É recomendável limpar toda a casa de banho pelo menos uma vez por semana. Deve-se remover rapidamente os resíduos de sabão e pasta de dentes dos lavatórios e limpar os acessórios a cada poucos dias para evitar manchas de calcário. É melhor limpar os acessórios brilhantes com um pano macio toda vez que lavar as mãos, isso não dá chance às manchas aparecerem em primeiro lugar.

Enxaguar e secar completamente as superfícies após cada utilização ajuda a manter a cabine de duche e a banheira limpas durante o maior tempo possível. Para remover cabelos e poeira do chão, aspirar a cada poucos dias geralmente é tudo o que é necessário. Além disso, os azulejos devem ser esfregados a cada 1 a 2 semanas para remover a sujeira mais difícil.

Dica

O excesso de humidade na casa de banho pode levar à formação de mofo, especialmente nas janelas, após o banho ou durante o banho, devido à condensação do vapor de água. Para evitar isso, é importante ventilar a cada de banho regularmente, permitindo que a humidade escape. Além disso, as janelas devem ser limpas a cada poucos meses para remover a sujidade acumulada e evitar que o mofo se forme.

 

Remover o calcário da casa de banho

Onde quer que os objetos entrem em contato regular com a água, o calcário se desenvolve com o tempo. Por isso, o banheiro é frequentemente o local escolhido para a acumulação de calcário, que cobre acessórios, azulejos e lavatórios. No entanto, com materiais simples e algumas dicas, as formações difíceis podem ser facilmente removidas e a formação de novo calcário pode ser evitada.

Como se forma o calcário?

A água dura é aquela que contém níveis particularmente elevados de carbonato de cálcio, e é formada quando a água subterrânea passa por rochas calcárias. Quanto maior a concentração de carbonato de cálcio, mais dura será a água e mais calcário se formará nas superfícies que ela entra em contato. Depósitos persistentes de calcário formam-se principalmente quando a água é aquecida ou evapora, resultando em manchas brancas, especialmente em acessórios, lavatórios, azulejos e torneiras nos banheiros.

Remover as manchas de calcário com um limpador a vapor

Se os depósitos de calcário ainda não forem muito espessos, podem ser removidos facilmente com um limpador a vapor – sem a necessidade de esfregar manualmente. Para isso, precisa do bico de detalhe e de um pincel redondo. É melhor limpar as superfícies delicadas exclusivamente com o bocal de detalhe para evitar riscar os acessórios cromados e de aço inoxidável. Segure o bico diretamente nas áreas afetadas pelo calcário e vaporize até que o calcário desapareça. Se isso não remover o calcário teimoso ou estiver em um local difícil, pode-se anexar uma escova redonda ao bocal: pode-se então esfregar a área com fortes jatos de vapor. Mesmo as manchas de calcário mais teimosas podem ser removidas com vapor direto e lavagem vigorosa.

Se a camada de calcário for muito espessa, pode-se aplicar um limpador de limão na área. Aguarde meia hora e, em seguida, trabalhe a área com o limpador a vapor. O resíduo de cal agora deve ser mais fácil de remover.

Os melhores remédios caseiros para combater manchas de limão

Tirar o calcário do alumínio com fermento em pó

O fermento em pó é útil em todas as situações domésticas, inclusive para remover o calcário do alumínio. Para isso, misture água e fermento em pó para criar uma pasta grossa. Esfregue a pasta nas áreas afetadas, deixe agir por um curto período de tempo e depois enxágue com água limpa ou limpe com um pano úmido.

 

Tirar o calcário com vinagre

O vinagre também é um remédio caseiro adequado para combater os depósitos de calcário. A essência de vinagre pode ser usada sem diluição para calcário significativo ou diluída com água para calcário mais leve. O ácido cítrico tem o mesmo efeito, portanto, pode ser usado da mesma maneira. O melhor método é embeber um pano de algodão ou pano de microfibra em vinagre ou ácido cítrico e depois esfregá-lo nas superfícies afetadas pelo calcário, como os acessórios. Deixe atuar por algum tempo ou durante a noite e depois enxágue abundantemente com água limpa e fria. Em seguida, seque tudo com um pano limpo. O ácido do vinagre também é útil contra incrustações de urina persistentes.

Tirar o calcário do alumínio com fermento em pó

Também pode usar pasta de dentes e uma escova de dentes velha para remover os resíduos de calcário das torneiras. Cubra os depósitos com pasta de dentes, deixe atuar por um curto período de tempo, depois esfregue com a escova de dentes e enxágue com água. A pasta de dentes funciona como um abrasivo, devolvendo o brilho às superfícies cromadas e de alumínio.

Cuidado: Alguns materiais são sensíveis a ácidos, incluindo mármore e pedra natural. Por isso, não utilize vinagre ou ácido cítrico para a sua limpeza. O fermento em pó é a melhor opção nestes casos.

Remover o calcário com detergente

O agente mais adequado a usar depende da superfície. É melhor testar o detergente numa área discreta antes de o usar em toda a superfície. Ácidos fortes (com pH mais baixo) podem danificar várias superfícies, tais como metais básicos, juntas de cimento, anodização de alumínio e plásticos. Por isso, use detergentes o mais suaves possível e teste para ver se conseguem um efeito suficiente. Existem também produtos de limpeza sanitários disponíveis comercialmente com certificação ambiental, como o rótulo ecológico da UE. Estes não são apenas melhores para o ambiente, mas também são melhores para os materiais do que os produtos de limpeza sem certificação.

Dicas para evitar a formação de manchas de calcário em primeiro lugar:

  • A secagem é importante: Os acessórios de lavatórios, cabines de duche ou banheiras, bem como os azulejos e as superfícies de vidro devem ser sempre secos após o uso, utilizando, por exemplo, um pano de microfibra ou uma esponja suave.

  • Se estiver com pressa e não tiver tempo para secar, enxague a cabine de duche, banheira e acessórios com água fria. Isso porque a água fria forma menos depósitos de calcário do que a água morna.

  • A limpeza regular dos acessórios com um limpador a vapor evitará a formação futura de depósitos de calcário, pois a produção de vapor desmineraliza a água, o que significa que o vapor não deixa resíduos de calcário ou manchas.

Encontre o produto certo para Casas de Banho

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top