Neoparts

Bicicletas

Andar de bicicleta é divertido, ecológico e bom para a saúde. Se quiser desfrutar da sua bicicleta de montanha, bicicleta de cidade ou e-bike durante o maior tempo possível, deve manter e lavar a sua bicicleta regularmente. Com o equipamento certo e os acessórios certos, é rápido e fácil – seja na frente da garagem, no jardim ou na estrada.

Limpeza de bicicletas em casa

Após cada passeio por florestas, prados, estradas de terra ou ruas empoeiradas, é uma boa ideia limpar a bicicleta. Deve-se remover a sujeira grossa e a poeira do quadro, da corrente e de componentes sensíveis, como o câmbio e os rolamentos. Isso ocorre porque a sujeira age como partículas abrasivas nas peças móveis, acelerando rapidamente seu desgaste. Dessa forma, a ferrugem se desenvolve ao longo do tempo e se instala nos componentes, reduzindo sua funcionalidade. Quem anda de bicicleta no inverno deve limpá-la e mantê-la regularmente, pois o sal da estrada pode danificar a pintura do quadro da bicicleta, bem como outras partes da bicicleta. Uma bicicleta recém-lavada, portanto, não apenas proporciona mais prazer ao pedalar, mas também mantém sua funcionalidade e valor. A propósito, isso também se aplica a reboques de bicicletas, que podem ser limpos ao mesmo tempo.

Para limpar e manter sua bicicleta em casa, você precisará dos seguintes itens:

  • Uma bicicletaria ou suporte de parede
  • Um equipamento de limpeza de sua escolha
  • Um produto de limpeza adequado
  • Uma escova macia
  • Um pano macio (por exemplo, microfibra)
  • Óleo para correntes e rolamentos

Uma lavadora de alta pressão ou uma lavadora de média pressão são dispositivos adequados para limpar uma bicicleta. Enquanto a lavadora de alta pressão geralmente precisa de conexão à eletricidade e água, a limpadora portátil é alimentada por bateria e, portanto, precisa apenas de conexão à água. É por isso que é adequada para usar, como uma lavadora de alta pressão a bateria, para limpeza rápida de bicicletas no jardim ou onde não há conexão elétrica. Com pressão alta e média, até mesmo a sujeira mais difícil pode ser removida de forma rápida e fácil. Para soltar a sujeira mais leve da bicicleta, uma mangueira de jardim com pistola também é suficiente.

Dica

Quando não há acesso a uma conexão de água, as lavadoras de alta pressão Kärcher K 4 a K 7, bem como o Limpador Portátil, podem ser usados para retirar a água de um tambor ou recipiente. Tudo o que é necessário é uma mangueira de sucção adequada ou uma mangueira de sucção portátil.

Ao limpar uma bicicleta com uma lavadora de alta pressão, é importante manter uma distância de pelo menos 30 cm dos componentes sensíveis. Se você se aproximar muito, o forte jato de água pode empurrar as vedações, permitindo a entrada de água e expulsando a graxa lubrificante. Na pior das hipóteses, a umidade pode ficar presa, o que pode resultar em danos a longo prazo devido à ferrugem. No entanto, se você respeitar essa distância e reduzir a pressão da máquina para a faixa de pressão 1 ou “suave”, poderá limpar a bicicleta em segurança. Mas um cuidado especial deve ser tomado com as bicicletas elétricas: os componentes eletrônicos são sensíveis à água e não devem ser limpos diretamente com uma lavadora de alta pressão. É melhor limpar o componente da bateria com um pano úmido ou uma escova macia.

Limpeza de bicicletas em movimento

Para limpar a poeira e sujeira de uma bicicleta de montanha durante uma viagem, por exemplo, para evitar que a mala do carro ou o porta-bicicletas fiquem sujos, o Mobile Outdoor Cleaner é uma excelente opção. Suas dimensões compactas permitem que ele se encaixe até mesmo em uma cesta de bicicleta, e a pistola de pulverização e a mangueira espiral de 2,8 m são organizadas para economizar espaço sob o tanque removível de 4 ou 7 litros.

Para usar a lavadora de alta pressão, basta remover o tanque e enchê-lo com água limpa, retirar a pistola do aparelho e recolocar o tanque corretamente. Em seguida, aponte a pistola para a bicicleta e puxe o gatilho. Toda a bicicleta pode ser limpa com o jato de água. A bateria de íon de lítio integrada tem autonomia de 15 minutos. No entanto, com o adaptador para carro, o dispositivo também pode ser operado com a bateria do carro ou, se a bateria acabar durante uma viagem, pode ser recarregado com o adaptador para carro. A caixa de acessórios Adventure opcional inclui uma escova universal, um limpador especial e um pano macio de microfibra – tudo o que é necessário para uma limpeza rápida. Com a mangueira de sucção adicional, a água também pode ser bombeada opcionalmente de um barril de água.

Guia passo a passo para uma bicicleta limpa

1. Posicione a bicicleta e prepare o equipamento

Quem pretende limpar a sua bicicleta deve primeiro colocá-la com segurança num suporte para bicicletas ou encostá-la a uma parede ou árvore grande. Para a limpeza em viagem: retire o depósito do Mobile Outdoor Cleaner, retire a pistola, volte a colocar o depósito e ligue o aparelho. Para a limpeza em casa: ligue a lavadora de alta pressão ou de média pressão à rede de água e, se necessário, à eletricidade e ligue o aparelho. Para a limpeza de bicicletas, deve ser usado o bico spray plano com todos os dispositivos.

2. Pulverize a bicicleta com água

Agora deve pulverizar a bicicleta uniformemente com o jato de água. Evite direcionar o jato de água diretamente para os rolamentos, amortecedores ou conexões elétricas, especialmente em bicicletas elétricas. Quando usar a lavadora de alta pressão, certifique-se de usar a configuração de pressão mais baixa e manter uma distância segura dos pneus, corrente, rolamentos e outras peças pequenas (cerca de 30 cm).

Dica

É melhor limpar de baixo para cima. Assim fica mais fácil ver onde a moto já foi limpa.

 
3. Aplique o produto de limpeza

Para remover manchas difíceis, é aconselhável usar um produto de limpeza. Um limpador universal ou, preferencialmente, um limpador específico para bicicletas é uma boa escolha. Aplique uniformemente nas áreas muito sujas antes de limpar, deixe agir por 3-5 minutos e depois enxágue com água limpa. É recomendado que a bicicleta esteja seca quando o limpador for aplicado, para obter melhores resultados.

Nota importante: para proteger o meio ambiente, os produtos de limpeza devem ser usados apenas em superfícies impermeáveis (como asfalto) próximas a ralos.

4. Remova os depósitos

Se ainda houver sujidade no quadro, ela pode ser removida rapidamente com uma escova ou esponja. Depois, esfregue o quadro nas áreas limpas com um pano macio (por exemplo, de microfibra). Para economizar água ao usar o Mobile Outdoor Cleaner, umedeça brevemente a escova universal e esfregue a bicicleta com ela. Em seguida, pulverize a sujeira solta e seque a bicicleta com um pano macio.

Dica: limpe bem a corrente

A corrente costuma ser um pouco mais difícil de limpar do que o resto da bicicleta, porque óleo, sujidade e poeira misturam-se com o tempo formando uma película pegajosa. Antes da limpeza, um pedaço de cartão ou um pano velho deve ser colocado sob as rodas. Em seguida, com uma escova áspera, primeiro remova a sujeira grossa, depois borrife o limpador de duas rodas ou um limpador de corrente especial e deixe de molho. Para soltar a sujeira, este truque ajuda: envolva a corrente com um pano ou tecido e passe-o ao longo da corrente várias vezes. As partículas de sujeira são soltas e absorvidas diretamente pelo pano.

Cuidados após a limpeza da bicicleta

Quando se trata de motos, os cuidados após a limpeza minuciosa também são importantes. O primeiro passo é sempre secar bem a moto, pois a água pode causar ferrugem rapidamente. Além disso, os produtos de cuidado podem ser distribuídos melhor em rodas secas.

Depois de limpar a corrente da bicicleta, deve primeiro secá-la com um pano e depois lubrificá-la. É prático ter um cavalete nessa fase para manter a bicicleta na posição. Certifique-se de que o óleo não caia nas pastilhas ou no disco de travão durante este processo, pois isso prejudica o efeito de frenagem. Em seguida, remova o excesso de óleo da corrente com um pano.

Geralmente, todas as peças móveis, como cabos, juntas de travão, alavancas de travão e mudanças, devem ser lubrificadas regularmente. No caso de suspensões, os tubos de imersão devem ser limpos regularmente e também lubrificados.

Por último, mas não menos importante, é aconselhável também verificar a pressão dos pneus em intervalos regulares, especialmente se pretender andar de bicicleta novamente depois de muito tempo. A lateral dos pneus costuma indicar quanta pressão pode ser inflada, mínima e máxima. Quanto mais pressão, mais fácil é para os pneus rolarem.

Encontre o produto certo para lavagem de Bicicletas

Precisa de ajuda? Fale connosco:
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top