Reinigung_DS_35_app_01_720x220

História

Alfred Kärcher foi um daqueles inventores/empresários que Württemberg trouxe à luz desde o início da industrialização – nomes ilustres tais como Robert Bosch e Gottlieb Daimler, ou Count Zeppelin. Lutaram com enorme diligência e empenho para concretizar as suas ideias.

Um antigo empregado descreve-o, em perspectiva: “Quando Alfred Kärcher estava no seu elemento, quando estávamos a realizar testes e experiências, a atmosfera era simplesmente entusiasmante. Simplesmente não podia ser parado, ele tinha um fluxo constante de novas ideias.”

no início dos anos 30, Alfred Kärcher especializou-se no design de elementos submersíveis de aquecimento industriais, isto é, queimadores de sal aquecidos com aquecedores de imersão. após inúmeras experiências, uma fornalha de aquecimento para alumínios foi produzida, a denominada “Fornalha de banho de sal Kärcher”. Foram vendidas 1.200 unidades até 1945.

Alfred Kärcher nao chegou a usufruir dos frutos da sua grande invenção. O fundador da empresa faleceu com um ataque cardíaco a 17 de Setembro de 1959 aos 58 anos. Deixou a sua esposa Irene, o filho de 9 anos, Johannes e a filha de 3 Susanne.

Dos Geradores de Calor às Lavadoras de Alta Pressão

“Calor de Winnenden / Uma visita a Alfred Kärcher, Fabricantes de Geradores de Calor” – foi o t+itulo de um artigo da revista “Rems Valley” em Novembro de 1960. A reportagem conlui: “Inicialmente, Alfred Kärcher especializou-se quase exclusivamente no desenvolvimento, produção e distribuição de sistemas de aquecimento. A primeira lavadora de alta pressão também têm de ser vistas neste contexto.”

Um estrato de uma descrição da empresa que apareceu em 1940:
“A fábrica Alfred Kärcher desenvolveu-se a partir de um modesto começo para um complexo industrial atraente com muito espaço, edifícios, ruas largas e amplos armazéns. Originalmente, produziu as suas próprias fornalhas industriais eléctricas patenteadas, especialmente fornalhas de banhos de sal (queimadores de sal) para temperar aço e endurecer alumínio."






Instalações da empresa em Winnenden por volta de 1940Instalações da empresa em Winnenden por volta de 1940
 
Alfred e Irene KärcherAlfred e Irene Kärcher